Olá amigos do Viver em Orlando, tudo bem?
Antes de tudo, gostaria de desejar a [email protected] um excelente ano de 2017, com muita paz, amor, carinho e pensamentos positivos. Certamente iremos precisar, seja no Brasil ou nos EUA. A [email protected] que acompanham esse site, espero que neste ano possamos ampliar a quantidade de matérias escritas, com temas variados e com a mesma linha editorial que permeia o trabalho – falar sobre a realidade de fato, sem rodeios.
Isto posto, vamos ao primeiro artigo de 2017 – as novidades que serão vistas em Orlando.
Primeiramente, um ponto é a chave para o sucesso da cidade ao longo desses últimos 30/40 anos – a sua capacidade de se reinventar. Orlando, quando as questões dos parques começaram lá atrás, tinha tudo para ser apenas uma cidade cuja vocação era, apenas, a de oferecer parques de diversão ao público. Nada além (e isso já seria muito, ao meu ver). No entanto, o que se observou com o passar dos anos foi uma vocação muito interessante da cidade (e também dos seus gestores) no sentido de de reinventar, de criar novas opções de entretenimento, de oferecer ao público turístico e aos moradores, nativos ou não, uma cidade com uma ampla gama de variedades de entretenimento, diversão, negócios e assim por diante. Orlando, neste quesito, não é e nem pode ser considerada, uma cidade que vive da Disney ou suas correlações. Não mesmo.
É claro que a Disney e os outros parques temáticos são peça mais do que fundamental dentro da economia de Orlando e, quiçá, da própria Flórida Central. No entanto, afirmo que estamos longe de perceber a cidade apenas com essa vocação unilateral sem perceber as demais potencialidades que são desenvolvidas e os negócios que, anualmente, são movimentados na cidade, como as inúmeras conferências, eventos de diversos setores, feiras, congressos e assim por diante. A Flórida, dentro do contexto dos EUA, apesar de não ser um dos estados mais ricos, como a Califórnia ou o Texas, e não ser um dos estados mais influentes, certamente é um dos estados que mais tem a capacidade de se reinventar ao longo do tempo e isso é uma das peças atrativas para novos investimentos, internos e externos.
Agora, é inegável o poder de Orlando no que pesa a questão dos parques e toda a indústria do turismo que a cidade movimenta nos EUA. Para exemplificar esse indicador, de acordo com o site oficial Visit Orlando, em 2015, 66,1 milhões de pessoas visitaram Orlando, crescimento registrado de 5,5% comparado a 2014 e consolidando a posição de Orlando como o destino mais visitado dos EUA (sobretudo pelos americanos que, em certas épocas do ano como dezembro e janeiro, fogem do frio de alguns estados). Nesse sentido, observando os números, as taxas de visitação de Orlando mais que dobraram nos últimos 20 anos (32,4 milhões em 1995). O site também divulgou recentemente dados referentes aos impostos turísticos: houve um recorde de 33 milhões de quartos (diárias) vendidas em Orlando no ano de 2015, resultando num recorde de arrecadação de impostos turísticos de mais de US$ 230 milhões de dólares, dinheiro esse que, em grande parte, ajuda a custear toda a infraestrutura impecável da cidade, sobretudo na sua parte turística.
Vamos as novidades 🙂
1) BRIGHTLINE
Como já falamos anteriormente no site (veja aqui), esse ano teremos, provavelmente, o início das operações da Brightline – no verão – uma linha expressa que vai ligar Miami a Orlando. O trecho até Orlando vai ser realizado uma segunda fase do projeto. Nessa primeira fase, a promessa é de criação de uma linha de transporte no sul da Flórida, entre as regiões de Miami, West Palm Beach e Fort Lauderdale.
2) VOLCANO BAY
Volcano Bay, na Universal Orlando Resort, será inaugurado em 1 de junho de 2017. Teremos então na cidade um novo parque aquático, inspirado em ilhas tropicais, com a promessa de atrações inovadoras e emocionantes. Este novo parque soma-se aos parques aquáticos já existentes em Orlando e que fazem muito sucesso na região, sobretudo nas épocas do verão extremo na Flórida – quem já teve a oportunidade de visitar a cidade nos meses de Julho e Agosto sabe bem que não é nada fácil….Para saber todas as atrações e informações mais detalhadas dessa nova atração, acesse o site oficial – clique aqui.
3) PANDORA – The World of AVATAR
Sem dúvida alguma essa promete ser uma das maiores (e mais aguardadas) atrações de Orlando em termos de novidades nos parques, semelhante ao que foi, na época, o mundo do Harry Potter no Island of Adventure. O gigantismo da expansão que ocorre no Animal Kingdom é impressionante, seja no tamanho, ou nos investimentos milionários que foram feitos nessa nova atração. Muito provavelmente, o AK vai ser um dos parques mais visitados em Orlando neste ano. Na série histórica, dos 4 da Disney, ele fica em 3º ou 4º lugar, atrás do Epcot Center e do Magic Kingdom. Talvez esse cenário possa mudar.
4) Miss Fortune Falls
A primeira atração nova no parque aquático da Disney, Typhoon Lagoon, em mais de uma década, o Miss Fortune Falls é um passeio de jangada para toda família, previsto para abrir na próxima primavera. Ao contrário das outras atrações do parque, essa atração terá um tempo total de passeio de 2 minutos, tornando a atração uma das mais longas na Central Flórida. Para saber mais sobre esse parque, clique aqui e vá até o site oficial.
5) MONTANHA-RUSSA KRAKEN, NO SEA WORLD
Como a realidade virtual continua a crescer em popularidade, o Sea World será o primeiro na parque temático da Flórida a aplicar a tecnologia para uma experiência de montanha-russa. A partir do próximo verão, quem for até o parque vai se deparar com essa novidade. Essa é uma renovação da atração necessária e esperada, na medida em que, já a alguns anos, essa montanha-russa não era exatamente tão assediada no Sea World. Aliás, é sempre bom lembrar, o SW, um dos meus parques preferidos, passa por uma fase não muito boa, com quedas nas vendas e questionamentos sobre os animais mantidos em cativeiro. Vamos ver se a fase ruim passa.
6) ESTÁDIO DE FUTEBOL DO ORLANDO CITY
O Estádio de futebol, uma Arena Multiuso, com capacidade para 25.500 assentos, será a sede dos times Orlando City Lions e Orlando Pride. A inauguração do estádio está programada para antes do início da temporada da MLS. O novo estádio de Orlando vai ficar praticamente ao lado do Amway Center, ginásio da equipe de basquete Orlando Magic. Portanto, na região central de Downtown Orlando. A promessa é que essa área, antes não muito bem vista, passe a ser muito valorizada nos próximos anos. Sinceramente, achei uma bela sacada do Orlando City a promoção desse empreendimento nesse local. E, importante lembrar, que o estádio vai ser feito com 100% de recursos privados.
7) EVENTOS ESPORTIVOS EM 2017
Orlando também será sede neste ano de alguns eventos esportivos de porte nacional, como o NFL Pro Bowl no dia 29 deste mês de janeiro e o 2017 NCAA Division I Men’s Basketball Championship em março.
Importante também ressaltar que Orlando será a a nova sede da United States Tennis Association, a partir da construção de um complexo gigantesco, neste ano, com mais de 100 quadras de tênis. Mais um baita empreendimento na região de Lake Nona, uma das que mais cresce em Orlando. Reitero que já apontei em matérias passadas a importância de Lake Nona para a economia de Orlando. Quem puder investir nessa região, vale a pena adquirir uma propriedade num dos diversos condomínios fechados do bairro.
8) NOVOS HOTÉIS EM ORLANDO, COM DESTAQUE PARA
O Margaritaville Resort Orlando, com previsão de inaugurar no final de 2017; será um resort “waterfront” com 187 quartos, casas de férias, unidades de timeshare, juntamente com um novo complexo de entretenimento e um parque aquático. Mais empregos para um dos setores que mais crescem em Orlando, ano após ano. A construção desse novo complexo vai ser muito interessante para revigorar essa região de Kissimmee.
9) NOVOS COMPLEXOS DE ENTRETENIMENTO
Novidades previstas para Disney Springs (são tantas desde a sua “criação” que realmente fazem do lugar um dos locais preferido das comunidades de Orlando). De fato, DS, após a reestruturação que houve, nem de longe lembra Downtown Disney. É hoje em dia um dos maiores points de Orlando, seja para os turistas, seja para os moradores. As inaugurações previstas são: restaurante The Edison, restaurante The Polite Pig, o novo Planet Hollywood e o Wine Bar George.
![]() |
Imagem da construção do The Edison |
![]() |
Imagem da construção do The Polite Pig, em Disney Springs. |
Uma nova experiência gastronômica na região da International Drive com o Circo. Após 20 anos de gastronomia italiana de alto padrão em Nova York, o famoso Ostero de Circo chega a Orlando, com previsão de inauguração no próximo verão. O Circo Orlando ficará no último andar do novo empreendimento adjacente ao Café Tropical da Mango e chegará a 120 metros de altura, sendo o restaurante mais alto da região. Aliás, diga-se de passagem, a international Drive nos últimos anos passou por inúmeras transformações, revitalizando e valorizando uma área que, antes, era bem fraquinha em Orlando.
O Top Golf Orlando, que abrirá o outono de 2017, oferecerá mais de 100 baias para jogos individuais, na região central de Orlando. Mais uma opção de entretenimento na cidade.
Andretti Indoor Karting & Games, com previsão de inauguração na primavera de 2017.
Essas são algumas das novidades para o ano de 2017. Quem conhece Orlando sabe bem que a cidade está em constante processo de reinvenção e é isso que faz dela tão especial. Ano a ano, a cada nova visita, percebemos que Orlando apresenta novas atrações, reinaugura outras, enfim, uma cidade em constante metamorfose para atrair cada vez mais turistas, movimentando a economia e dinamizando as relações de trabalho. Nesse ponto de vista, Orlando é um palco de excelentes oportunidades de investimento.
Um grande abraço a todos e um ano repleto de energias renovadas.
Luciano
Excelente matéria. Parabéns Luciano.
Ilustrou bem o que essa cidade maravilhosa realmente é.
Valeu Fernando. Um excelente ano de 2017 para todos nós.
Grande abraço.
Luciano
Quanta coisa legal! Excelente post!
Pois é Anna, esse ano promete ser bem movimentado em Orlando.
Grande abraço.
Luciano
Olá senhores,
Venho pensando cada vez mais em fazer um “test drive” em mudar para Miami/Orlando. Nesse sentido considero inclusive a vir a alugar uma casa por 6 a 12 meses para de fato constatar se eu e minha família estaríamos altos e nos mudar definitivamente. Quais seriam as condições para alugar por um pedido conforme indicado ? Quais procedimentos e documentos seriam necessários ? Meus filhos poderiam frequentar a escola ?
Luiz, seria mais do que recomendável você planejar um processo de estudo nos EUA para ficar tranquilo em relação a esse período de estadia e, naturalmente, ter a segurança devida de matricular suas crianças na escola. Realizar esse “test drive” com visto de turista, por exemplo, não é nada recomendável, sobretudo dada a atual situação dos EUA em termos de imigração. Se desejar agendar uma consultoria para discutir esse plano, estou à disposição através do email – [email protected].
Sucesso desde já.
Luciano