Meus amigos, tudo bem?
E o inverno hein, chegou com tudo nos EUA bem antes do previsto oficialmente (começa de fato apenas no dia 21 de dezembro).
Na verdade algumas semanas atrás os EUA tiveram uma grande frente fria que ocasionou uma série de transtornos nos transportes e tempestades de neve em várias partes do país, em especial, no meio-oeste e no norte (Buffalo, no estado de NY foi um dos locais mais atingidos, com praticamente 5 mil toneladas de neve em apenas um único dia). Elas culminaram com o feriado do Thanksgiving Day e aí vocês podem imaginar o caos que se tornou viajar pelo país, não é mesmo? As previsões dos especialistas para esse próximo inverno que se aproxima são bem realistas – vai fazer muito frio!!! Ou seja, se você está com viagem marcada para cidades como Nova Iorque, Chicago, Washington, prepare os casacos e luvas, porque nelas, o frio é muito forte e a sensação térmica despenca.
Em Orlando, o último inverno não foi tão rigoroso (2013), muito embora, em determinados dias (Natal, por exemplo) e início do mês de janeiro, as temperaturas ficaram bem baixas. Janeiro costuma ser o ápice do frio nos EUA e esse clima mais ameno (para alguns) vai até mais ou menos final de fevereiro, inclusive com dias de sol intenso e temperatura gelada (algo comum em Orlando). Os dias de sol enganam muita gente na cidade – no inverno, sol pode estar acompanhado de muito frio e no verão, o mesmo sol lindo e dia claro podem, rapidamente, se transformar numa baita tempestade tropical. Nos dias mais frios, muita gente sequer tem coragem de ir aos parques porque muitos brinquedos não funcionam ou então poucos são aqueles que se arriscam.
Nos últimos anos, não tenho nenhuma dúvida que o inverno mais rigoroso de Orlando foi no ano de 2010. Estive em Orlando naquele ano, na primeira semana de dezembro, logo após a Black Friday e a cidade estava vazia vazia (é, ou pelo menos era, tradição em Orlando, logo após a BF, a cidade ficar mais vazia e começar a ficar mais agitada novamente, depois do dia 15-20 de dezembro, justamente para as festividades de Natal e Ano Novo – acho que hoje em dia isso mudou bastante). O frio era de matar, em especial, no início do dia e depois das 4 da tarde. Andar sem casaco, sem chance. Esse 2010 foi ano em que, no dia de Natal, as temperaturas em certos locais ficaram negativas. Minha família estava em Orlando e os relatos no dia 24, no Magic Kingdom, foi de frio extremo mesmo.
O engraçado é que no ano seguinte, em 2011, passei o natal no mesmo parque e o clima era bem menos frio. Aliás, nesse ano de 2011, no MK, foi o fatídico ano em que houveram inúmeras reclamações de excesso de pessoas no parque, inclusive com uma cena que eu jamais havia visto – funcionários da Disney totalmente sem saber o que fazer diante do empurra-empurra na Main Street para ver o Wishes…..ainda bem que não estava muito frio, porque senão, a situação teria sido pior. Foi neste ano de 2010 que as dew point, como eles chamam as temperaturas mais baixas, chegaram a atingir -19 graus em alguns locais da Florida (imagine você em locais como NY e Chicago!!!).
Se me perguntam – Qual período você prefere – inverno ou verão em Orlando? Eu não tenho nenhuma dúvida em responder o inverno. Apesar do frio (algo que eu adoro, diga-se de passagem), na Florida não é comum termos temperaturas negativas, tampouco neve (pelo menos nessa região da Central Florida e no Sul – ao norte, em alguns casos, as temperaturas ficam negativas sim e é possível nevar). Ou seja, o inverno na Florida é um fator atrativo de turistas justamente porque eles estão de férias e querem fugir, desesperadamente, das tempestades de neve do norte. Portanto, Orlando é um dos destinos desse povo todo, aliado naturalmente, ao apelo dessa época na Disney (minha época preferida para tirar fotos nos parques e aproveitar as lindas decorações de natal).
Para quem vive em Orlando, ou quem já esteve na cidade no ápice do verão, Julho e Agosto são meses tenebrosos. O calor, a umidade, as chuvas diárias, enfim, é um caos muito grande na minha visão. Tudo bem que tem gente que adora e respeito, mas entre o calor do verão e o frio do inverno em ORLANDO, ah meus amigos, não tenho nenhuma dúvida de qua escolher….
NY no inverno – janeiro deste ano (2014). Neve na cidade não é exatamente sinônimo de belas fotos e passeios 🙁
Chicago numa tempestade de neve também fica bastante complicado
Veja agora o contraste, do Central Park, em NY, no outono
Bem, eu espero e indico que as pessoas que estiverem com viagem marcada para Orlando tenham em mente que esse final de ano e início de janeiro podem ter temperaturas bem baixas e, consequentemente, é necessário ter cuidados maiores com as roupas e sua proteção. Como falei anteriormente, o clima em Orlando engana muito os “marinheiros de primeira viagem”. Não se enganem com um dia ensolarado porque ele pode ficar, rapidamente, frio. Sempre saia de casa e verifique os canais de previsão do tempo (e nos EUA eles são paranóicos com essas previsões).
Não esqueça ainda que nesta época do ano, é normal escurecer BEM cedo. As 17 horas praticamente já não temos mais luz do sol. Portanto, cuidados redobrados para evitar resfriados e problemas comuns nessa época do ano, afinal, a viagem é pra se divertir e não adoecer, não é mesmo?
Para acompanhar a previsão do tempo em Orlando:
The Weather Channel – http://www.weather.com/
News 13 (canal local) – http://mynews13.com/content/news/cfnews13/weather.html
Fox Orlando – http://www.myfoxorlando.com/weather
![]() |
Quadro das tempestades de inverno 2014-2015. |
Um grande abraço a todos e fiquem bem.
Luciano
Luciano, meus Parabéns pela completude do artigo, estou mudando para Orlando agora em Janeiro, já estive de férias em outras duas oportunidades com minha esposa, mas em nenhuma das vezes em janeiro, já haviam me dito que era um pouco frio, mas após ler seu post tive uma noção muito mais completa do clima da cidade.
Grande Abraço.
Valeu João. Grande abraço e boa sorte nessa nova etapa de sua vida.
Luciano
Luciano parabéns mesmo viu. Você simplesmente é uma pessoa maravilhosa e a meu ver com humildade e o dom divino ajudar as pessoas orientando-as sobre vários assuntos. Eu mesma sou uma delas. Com mais tempo eu vou te enviar um email para tirar umas duvidas.Deus te abençoe Sempre.
Obrigado pelas palavras de carinho Rosecleide.
Grande abraço e sucesso sempre.
Luciano