Bem prezados (as) leitores, bom dia, boa tarde, boa noite a vocês.
O post desta segunda é bem interessante pois vai narrar um problema que aconteceu ontem, dia 17/Nov. e que me deixou bastante preocupado – guinchamento de veículos em Orlando (que serve ainda mais para outras cidades da Florida).
Atenção, isso é um relato verídico do que ocorreu e existem vastíssimas informações na internet sobre este tema. Vamos aos fatos.
Ontem pela manhã (repito, em pleno domingo), ao acordar reparamos (meu amigo veio passar uns dias em Orlando para aproveitar a Black Friday) que o carro alugado dele não estava na frente da casa, onde naturalmente devia estar. Primeira impressão: peraí, será que mesmo aqui, dentro de uma propriedade privada e com portão (com senha), um ladrão entrou e levou o carro? Não não, peraí de novo, isso é possível? É possível um ladrão levar um carro automático sem que o alarme dispare e sair por aí dirigindo? Como? Outra, de acordo com os sites especializados em mapear a violência urbana, essa região onde eu moro é segura, sem ocorrências (ao menos registradas) nos últimos dois meses…..alguma coisa estava errada.
Sem acreditar nessa situação, e com um misto de preplexidade, bateu aquele desespero de sair andando pelo condomínio atrás do carro, como se ele tivesse vida própria e saisse andando sozinho por aí….olha a situação. OK, depois de constatar que de fato o carro não estava aqui, calma, segurança, telefone em mãos e vamos ligar na locadora de automóveis (que não convém citar de qual estamos falando por razões óbvias).
Peguei o telefone e liguei na locadora de veículos…..me identifiquei, falei o que avia ocorrido e perguntei como devia proceder, a quem recorrer, o que fazer. Sem muita paciência para atender a demanda, a atendente da companhia simplesmente que isso era problema meu e da polícia e que eu devia ligar no 911 (telefone de emergência nos EUA) ou ligar diretamente na polícia local e fazer um report da situação, explicando o que ocorreu e depois, de posse desse documento, deveria ir a empresa (de preferência, no aeroporto internacional de Orlando, afinal, era domingo) para conversar com um gerente e ver como “ficaria” a situação….vejam vocês.
OK, fiz isso. Nunca havia ligado pro 911 antes. Liguei e fui atendido prontamente. Expliquei novamente toda a situação pra atendente e a mesma, pediu para eu repetir a placa do carro. Quando o fiz, ela simplesmente me disse:
“Senhor, o carro em questão não foi roubado. De acordo com o report feito, ele foi rebocado da propriedade onde o senhor mora por estar SEM o registro na placa atualizado”.
Para me deixar ainda mais estarrecido, a atendente do 911 me informou o nome da empresa que fez o guincho, me deu o endereço, telefone e disse que a polícia não tinha nada a ver com isso e que eu deveria procurar eles pra resolver o problema. Fim da ligação, period, tchau.
Num misto de raiva e ainda bem nervoso pela situação em si, liguei na tal empresa e para a minha surpresa, atende um camarada que me diz, na MAIS PURA E TOTAL TRANQUILIDADE (num domingo a tarde) que sim, eles haviam guinchado o carro pois não havia o selo obrigatório de licenciamento na placa que era do estado do Texas e que por isso, caso eu quisesse, eu deveria pagar US$125,00 para retirar o carro no endereço da empresa….vejam só o que estou escrevendo aqui, uma pessoa chega na porta da tua casa que fica dentro de um condomínio fechado, guincha teu carro (que nem é teu em si, pois é alugado) e ponto…..um abraço.
No mesmo momento liguei pra empresa de aluguel e, literalmente, soltei toda minha indignação com a situação toda. Como era de se esperar, eles ficaram sem saber o que dizer ou como agir diante deste contexto, e ficamos no jogo de “empurra-empurra” (sabe quando você quer cancelar um serviço qualquer no Brasil, liga e fica horas pra lá e pra cá….pois é….mesma coisa). Depois de algumas idas e vindas e repetições da explicação, finalmente veio o parecer da empresa……
“O senhor pode pegar um táxi, que nos pagamos aqui (não esqueça do recibo), pode ir na tal empresa pegar seus pertences que ficaram no carro, ENTREGAR A CHAVE DO CARRO pro camarada da tal empresa de guincho e vim para o aeroporto…..aqui vamos providenciar outro carro pro senhor….”.
Chamei um táxi e fui com meu amigo até o local onde fica a tal empresa…..num lugar TOTALMENTE isolado, no meio de um monte de “ferro-velhos” e numa região que, conhecidamente, tem altíssimos índices de criminalidade……enfim….ao chegarmos lá, o camarada abriu o portão da empresa e nos indicou onde estava o carro (o incrível era a quantidade de outros carros lá, rebocados com alegações diversas, desde carros novos a carros mais velho, passando por caminhões e vans de transporte…..impressionante a quantidade). Quando perguntei pra ele como tinha ocorrido esse problema e como ele entrou numa propriedade privada em pleno domingo, o susto com a resposta e o CINISMO dela……“simplesmente alguém ligou pra mim, já tenho esses contatos, disse que esse carro aí estava SEM o selo do licenciamento, perguntou se ao fazer a denúncia ganharia alguns dólares e pronto, tive o endereço de onde o carro estava e a senha do portão de entrada”……perguntei pro camarada….OK, mas foi alguém do condomínio, algum policial, alguém da Associação de Moradores……e para minha surpresa ele disse: “Foi uma senhora que me ligou….dei pra ela US$25.00”….honestamente, até agora estou em dúvida se foi isso mesmo ou se foi a polícia ou quem foi, mas pela descrição da cena e a naturalidade como o cara falou isso e o próprio taxista se referiu ao assunto, é bem provável que alguém, sem ter o que fazer exatamente, se dê ao trabalho de fazer esse tipo de coisa…..Pensei comigo: se tivesse sido a polícia, na verdade eles deixariam uma multa, um aviso, algo do tipo e não ligariam pra uma empresa simplesmente guinchar o carro, situação essa que, na prática, não resolve o problema do licenciamento.
![]() |
Tabela de valores cobrados para retirar o carro do depósito e os valores das diárias cobradas pelo “serviço” |
Confesso que me senti, e ainda me sinto, triste e revoltado em como as pessoas podem se dar ao luxo de fazer esse tipo de assunto, sem ao menos, perguntar pro vizinho o que acontece, ou ao menos, dizer nada…..uma sensação de que estamos em constante processo de vigilância e não temos, em hipótese alguma, a tal sonhada liberdade na América….não no sentido de qualidade de vida ou coisas desse gênero, e sim, no sentido de como muitos aqui vivem numa paranóia deslavada em relação a tratar o outro como ameaça ou coisas do gênero…..
Mas tudo bem, bola pra frente, pegamos os pertences no carro, entregamos a chave e fomos pro aeroporto…..ao chegarmos lá, fomos na empresa e de cara acabamos atendidos por um brasileiro, simpático, que nos ajudou no processo e mediou a conversa com a gerente da empresa, que não sabia e nem tinha a menor ideia de como resolver o problema….vejam vocês. Por sorte, ou melhor, por entender que morar num país e não falar o idioma do país é uma irresponsabilidade, tanto eu como meu amigo sabemos falar inglês sem nenhum problema e o processo de negociação com a empresa (negociar o que mesmo?) foi tranquilo. O que eles disseram é que não sabem como o carro estava sem o selo de identificação do licenciamento e sem os adesivos (comum isso aqui) colados nos vidros, indicando que o carro é alugado, pediram desculpas, disseram que aquilo nunca havia ocorrido antes (contra outra), etc etc…..e na hora de PAGAR a corrida do táxi, que havia sido dito que era de responsabilidade deles, novamente disseram que não podiam fazer nada, a não ser um abatimento na devolução do veículo em termos de gasolina (podia entregar vazio)…..e que, o máximo que poderiam fazer era dar um “upgrade” no carro, SEM custo adicional. Isso meus amigos depois de quase UMA hora falando pra eles o que aconteceu e eles se fingindo de não entender nada…..ligaram mais de uma vez pro tal camarada da empresa de guincho, não se entendiam, uma coisa impressionante. O rapaz da locadora me disse, inclusive, que a empresa demora, nesses casos, até DUAS semanas para pegar o carro de volta…..ora, se eles nunca haviam tido algo parecido, como ele sabe dessa informação? Incrível não!!!!
Evidente que se isso tivesse ocorrido com um americano, não tenho dúvidas de que eles teriam ido pra cima de todo mundo, chamado a polícia, quebrado o pau, e por aí vai…..não se trata de causar baixaria, e sim, de lutar por certos direitos básicos. Não entendi que era motivo suficiente pra causar ainda mais discussão, mas essa situação me leva a fazer alguns comentários bem específicos.
1) Cautela ao pegar um carro de locadora e sair por aí dirigindo…..é preciso, vejam, é PRECISO E NECESSÁRIO verificar se a placa do carro tem algum selo que indique a validade do registro, licenciamento, o que for. Nas placas da Florida, geralmente esse selo é amarelo e aparece o mês e o ano de validade do tal licenciamento. Detalhe: qualquer um consegue simplesmente arrancar o selo, com certa facilidade.
![]() |
2) Não deixe de verificar o carro que você está retirando da locadora, cheque tudo e não ache que essa facilidade de pegar as chaves e sair andando é apenas funcional…..aqui nos EUA as situações funcionam para o bem e para o mal e locadoras de veículos querem apenas lucro e um abraço.
3) É impressionante como a Lei protege essas empresas que simplesmente rebocam teu carro e você nada pode fazer (a não ser que você chegue na hora do reboque e PAGUE). Tudo bem que faz parte e a culpa, em si, foi da locadora, mas mesmo assim é algo bastante confuso e tem muita gente que ganha dinheiro com isso, é mole? Abaixo algumas informações, em inglês, sobre esse tema. Clique aqui para ver o link.
Property Owner
-
Florida law authorizes a property owner to contract with a tow truck company to remove vehicles illegally parked on their property. The business contracting with the tow truck must prominently display a sign warning that unauthorized vehicles will be towed at owner’s expense. The words “tow-away zone” must be included on the sign, as well as the name and phone number of the towing company.
Stop That Tow
If the owner of the car returns while the driver is preparing the car for towing, the tow truck driver must release the vehicle if the car owner pays a fee of no more than half of the normal towing charge. If the owner can’t pay the fee, the tow can proceed.
-
Tower’s Obligations
In counties with a population of 500,000 or more, the towed vehicle must be stored within 10 miles of where the car was picked up. In smaller counties, the offending vehicle must be towed to within 15 miles, except for counties without enough sites. The location where the car is stored must be open on the day the vehicle is towed from 8 a.m. to 6 p.m. or longer. An after-hours phone number for the tow company owner must be displayed at the site and the owner must return to work within an hour to release the vehicle when called.
-
Violations
Any person who violates the towing regulations is subject to criminal prosecution on a misdemeanor or felony charge, depending on the exact violation.
-
4) Estou ainda chocado como tem pessoas dispostas a ganhar algum dinheiro fazendo qualquer negócio…..ou seja, parece que sua vida é vigiada e por qualquer ponto, o cheque mate ocorre. Pode parecer apenas drama da minha parte, mas me senti lesado e bastante vulnerável com esse tipo de situação. Não pensem que as facilidades daqui são sempre lindas. Elas servem para o bem e para o mal também……vejam como alguém pode entrar no teu condomínio e retirar o veículo da frente da tua casa, sendo que da porta até o carro são menos de 2 metros? 🙁
5) O que aconteceria com uma família que vêm pra cá e as pessoas mal sabem falar “hi”? Esse tipo de problema certamente causaria uma BAITA dor de cabeça. Situações como essas, de acordo com pesquisas que fiz, são mais do que comuns em Miami, em especial, por violações causadas por estacionamento em locais proibidos. Tomem cuidado em Miami ao estacionar e prestem atenção em todas as placas.
O assunto é sério. Este post serve como um alerta inclusive, para evitar que quem venha pra cá a turismo ou até mesmo já more aqui, não caia neste tipo de problema. Desculpem o post em tom de relato, foge um pouco do que estamos acostumados a escrever, mas achei necessário descrever o que aconteceu para deixar registrado o fato e alertar as pessoas sobre esses procedimentos que podem acontecer com qualquer um de nós.
Lembrem-se: se o seu carro simplesmente sumir, não entre em pânico. Provavelmente ele não foi roubado e sim guinchado. Ligue pra polícia, repasse a placa e eles vão dizer se isso ocorreu mesmo.
Um grande abraço.
Luciano
Amigo, desculpe discordar de vc, mas achei o precedimento do guincho correto. Claro que a locadora deu "migué" e claro que deu trabalho pra vcs,claro que causou transtorno a vcs que não tinnham culpa nenhuma, mas se o carro estava ilegal está corretíssimo guincha-lo. É por essas e outras que as coisas funcionam na américa e por não levarem as leis a sério é que o Brasil está do jeito que está.
De qualquer maneira obrigado por compartilhar essa informação dos selos de licenciamento, eu mesmo não sabia e acabo de me dar conta que o Corolla que aluguei aí esse ano, com placa da Virgínia, estava na mesma situação, sorte que não fui "sorteado" com o guincho.
Um grande abraço pra vc!
Daniel, claro, concordo com o gincho….lei é lei não é mesmo?
O que me deixou bem angustiado foi na sensação de que somos vigiados por todos, por nossos vizinhos e coisas do tipo. E a locadora foi total irresponsável…..vale a pena mesmo ficar atento a isso quando do aluguel do carro.
Talvez eu não tenha deixado claro no post é que esses procedimentos ocorrem, de forma ainda mais frequente, com carros que tem placas de outros estados…..
Grande abraço.
Luciano
Entendo esse seu sentimento, mas é justamente por todos estarem vigiados 24h por dia é que os índices de criminalidade de lá são pífios em comparação com o Brasil, esse é o preço a se pagar pra viver num lugar, digamos, civilizado.
Sobre a locadora, é indiscutível a irresponsabilidade dela, acho até que vc poderia divulgar qual foi para que possamos fugir. Já aluguei com a Alamo e a Budget, essa última tem os funcionários mais chatos, que tentam empurrar tudo quanto é tipo de seguro e gasolina. A Alamo é mais tranquila.
Um abraço!
Oi Daniel, rapaz concordo plenamente com essa tese de segurança. Isso não discuto….é por causa da falta dela que muitos querem sair desesperadamente do Brasil. O que fiquei chateado apenas é que as pessoas, algumas, fazem isso aqui por 50 dólares, é mole?
Quanto a locadora, é uma dessas “famosas”. Não cito qual foi pra evitar problemas….mas de fato, é de uma total falta de bom senso isso e me senti na obrigação de fazer este relato para deixar as pessoas ESPERTAS quanto a esse ponto…..sempre temos de verificar SIM se a placa está com o selo em dia….caso contrário, pode ocorrer algo semelhante que ocorreu com meu amigo.
Um grande abraço.
Luciano
Ahhh, mas obviamente se uma pessoa liga com intenção de ganhar uns trocados não está preocupada com a segurança. Diferente de ..tem um carro na propriedade ilegal, e acho que pode ser roubado ou qqr coisa do tipo. Neste caso exatamente, de acordo com o relato, foi pura maldade, pilantragem e safadeza, … a preocupação com segurança passou bem longe daí.
Hermes, como diria o outro, nos EUA “money talks” 🙂
Grande abraço.
Luciano
Olá luciano, parabéns pelo blog. Informações e textos impecáveis. Preciso de algumas informações que ainda não foram abordadas anteriormente. Qual melhor meio de contato com vc, para que possamos esclarecê-las?
Grande abraço, Bruno
Bruno, você pode mandar um email para [email protected]
Tenho muitos textos já prontos para publicação, dentre eles, um que fala sobre a questão da saúde nos EUA e outro que fala sobre o mercado imobiliário nos EUA.
De toda forma, me mande um email e podemos conversar sobre tuas dúvidas. Se eu souber responder, será um prazer te ajudar.
Abraço.
Luciano
Oi Luciano,
Fui verficar o "selinho amarelo" no meu carro também e estava lá.
Vou verificar agora todo santo dia agora :)))
Abs,
É meu caro Ari, tem que ser viu, pois se não tiver, os próprios camaradas da segurança podem solicitar o guincho pro teu carro e aí onde você está hospedado, de fato, os caras fiscalizam tudo.
Abraço.
Luciano
Olá Luciano. Também tive o carro guinchado em Orlando!
Inocentemente parei em um local de “TowAway Zone” (no estacionamento do McDonalds, em frente ao Premium Outlet da International Drive).
Parei por volta das 13hs, entramos no McDonalds, comemos e depois decidimos atravessar a rua para ir no outlet (que estava sem vagas no estacionamento).
Quando voltei por volta das 18hs o meu carro nao estava mais lá. Fiquei apreensivo achando que tinha sido roubado, mas logo ví varios outros carros sendo guinchados no mesmo local. Em 30min, 6 carros foram levados.
Tentei ligar para o numero que estava na lateral dos guinchos, mas não atendia. Foi quando um taxista se aproximou e disse que sabia para onde tinham levado meu carro. Me cobrava 40 dólares para me levar lá!!!
Chegando no local (neste mesmo pátio da foto), de cara percebi que o “dono” era brasileiro.
Conversa vai , conversa vem, ele me explicou que tem 2 funcionarios à paisana dentro do McDonalds que ficam vigiando quem estaciona e vai para o Outlet. O cara já liga pra ele e informa a placa e guincho chega em 5min e leva teu carro.
Enquanto estive conversando com ele (+/- 1h), mais de 30 carros chegaram no patio. Ele tem 5 carros de guincho e paga 25 dolares para outros guincheiros para cada carro que levam.
Paguei os 125 dolares dos custos (e mais os 40 dolares do taxi) e sai com o carro. Fazer o quê né …
Mas em nenhum momento fiquei indignado, pois acho certo que a lei seja cumprida. Este é o problema do Brasil… o famoso jeitinho é que bagunça tudo por aqui.
Se existe a lei, é para ser cumprida e ponto final.
É claro que sempre vai ter um “mais esperto” tentando se beneficiar da situação… mas se estiver dentro da lei, não há o que temer. Ao contrário do Brasil, que quem anda na lei é prejudicado, pois vale a propina e não o que está escrito na lei.
No caso do seu amigo, a falha foi da locadora e pode saber que se tivesse ocorrido com um americano, ele estaria processando a locadora.
Um caso “pior” ainda ocorreu com um amigo, só que no Texas… Ele estava viajando de moto junto com o Pai e mais 2 irmãos. Estavam numa estrada praticamente deserta, mas mesmo assim estavam dentro do limite de velocidade. Em determinado momento eles ultrapassaram um carro, so que em faixa contínua. Alguns km depois foram parados por uma viatura. Ao questionarem o policial, foram informados que o motorista do carro que eles haviam ultrapassado havia ligado para a policia informando que tinha sido ultrapassado de forma “perigosa” por eles. Resultado, levaram os 4 uma multa cada.
Fica a dica aí pro pessoal que vai ao EUA: as coisas lá funcionam e pelo visto o americano tem tolerância zero quanto ao cumprimento das leis. Fique esperto!
Excelente relato Christian, obrigado por compartilhar com todos nós mais essa experiência.
De fato, aqui as leis funcionam sim, muito embora eu não veja que os EUA sejam um primor no cumprimento das leis em si (dado o histórico de violações que são cometidas neste país, de todas as formas). Por outro lado, neste tema específico dos guinchos, eu acho uma total falta de respeito. Isso aqui é um BUSINESS apenas. Não existe nenhum interesse educativo na ação de guinchar um carro e sim, apenas a questão de levar uma grana pra casa, seja dos donos das empresas ou das pessoas que denunciam. Viva o capitalismo selvagem que é, sem dúvida alguma, os EUA hehe.
Abraço.
Luciano