Prezados leitores, tudo bem?
O post de hoje é para falar sobre a experiência de um leitor (Thiago, São Paulo) em relação ao processo de aplicação para tirar a habilitação de motocicleta aqui em Orlando. O processo em relação a carros, baseado na experiência que eu, Luciano, tive no passado, já relatei em alguns posts lá atrás. Para relembrar ou ler pela primeira vez, basta clicar aqui (Drivers License na Florida – parte 1) e aqui (Drivers License na Florida – parte 2).
Se você também tiver um relato, quiser fazer uma reclamação sobre algo que ocorreu aqui na sua viagem, quiser dar sua opinião sobre determinado ponto, pode mandar email para [email protected] e falar sobre isso. Quanto mais pessoas contribuem, mais experiências são trocadas e isso é algo super importante, em especial num lugar onde informação confiável é difícil e muitas vezes acaba sendo sonegada.
Alias, vale a pena fazer algumas considerações sobre a DL convencional, antes de entrarmos, propriamente dizendo, na parte das motos:
1) É possível ter a carteira de motorista, mesmo com visto de turista? (pergunta frequente dos leitores).
Via de regra, se você está aqui com visto de turismo B2, você teria por obrigação, entrar no país, passear na Disney, fazer compras, o que for, e depois ir embora, não é mesmo? Porém, como na maioria dos casos os agentes de imigração, na entrada, carimbam o passaporte com até 6 meses de permanência legal no país, muitos acabam aplicando pra DL e alguns conseguem sim obter este documento (que na minha opinião é um dos mais importantes aqui), com validade conforme o carimbo no passaporte.
2) OK, mas isso é a regra? Todos os offices que emitem as DL agem da mesma forma?
Não, isso não é regra. Talvez como não está dito que não pode, acaba-se por inferir que pode e alguns analisam que é possível…..ficou confuso não é mesmo? Pois é, se é confuso pra gente, é ainda mais pra quem atende nesses lugares, pois muitas vezes é tanta falta de informação e clareza que, na dúvida, eles deixam, sem problemas. Naturalmente que a pessoa somente vai ter uma DL definitiva quando a situação dela nos EUA mudar de vistos temporários, seja o F1 ou o próprio L1, para vistos de residência permanente, que seria o green card. Os offices que eu já fui, pelo que observei, não deixam fazer a DL sem ter um visto que permita ter esse documento.
3) Estou nos EUA com visto de turista e quero dirigir usando apenas minha CNH brasileira, tem problema?
Se você estiver aqui com visto B2, em tese, você pode SIM dirigir com a CNH brasileira (nem percam tempo e dinheiro com essa PID), sem problemas. É claro que isso não é o ideal e caso vocês sejam parados por algum policial, você vai precisar explicar o porquê de você estar como “turista” no país a 5 meses……mas no geral, nunca vi ninguém que, com carteira brasileira válida, tenha tido problemas por aqui nestes casos específicos.
FINALMENTE vamos ao relato do leitor Thiago, de São Paulo, que morou na Califórnia antes de se mudar para Orlando e nos conta, abaixo, como é o procedimento para tirar a carteira de habilitação de moto aqui na Florida.
“Primeiro que aqui é diferente do que a Califórnia. Lá, você tem a opção da prova normal, assim como temos no Brasil (basicamente, dirigir fazendo o “8”, curva para os dois lados, transpor obstáculos e a temida rampa), OU frequentar uma escola de moto e apenas validar a sua aprovação no DMV.”
“Aqui na Flórida não existe essa opção. Se quiser andar de moto, você obrigatoriamente tem que fazer o tal curso.” Pelo que pude pesquisar em termos de cursos aqui, este site (clique aqui), traz uma gama bem variada de aulas para capacitar (ou não) os futuros motoristas.
“Lá fui eu procurar pelo mais barato, e pesquisando achei um aqui em Kissimmee que cobra o valor de $ 125.00 (normalmente, variava de $140 a $180). O curso possui 3 dias de duração, com cada um contando com uma carga horária de 05 a 06 horas.”
“No primeiro dia de curso, todo o tempo é usado para ensinamentos básicos de funcionamento de motocicletas, regras básicas de direção na Flórida e afins. Apenas citando algumas diferenças daqui, para São Francisco (e para o Brasil), na Flórida não é possível dividir faixas (o chamado corredor), não é permitido usar o Sun Pass (ter que estar com o transpounder no bolso), não é obrigatório o uso de capacete (SE você tiver um seguro que cubra pelo menos $10.000) entre outras particularidades.”
“Nesse dia, você começa fazendo um teste com 20 perguntas, para medir o seu conhecimento inicial de regras, e tem início a aula. Nessa aula você aprende basicamente tudo o que vai ser pedido no seu teste do DMV (aplicado na própria escola) e você leva a apostila para estudar em casa (o que não tem a menor necessidade). A apostila pode ser adquirida em ingês ou espanhol (segue comentário do Luciano: basicamente é o mesmo funcionamento do teste para a carteira de motorista normal, inglês ou espanhol, o que, na minha visão, é justíssimo num lugar onde se fala espanhol em TODOS os cantos que vocês possam imaginar). O curso é todo em inglês, mas na minha turma tinha uma senhora que preferia o espanhol, então o meu instrutor explicava tudo para nós, e logo depois em espanhol para ela.”
“No segundo dia de aula, você pilota o dia inteiro. Todos os exercícios exigidos na prova são feitos e refeitos nesse dia, mas aqui se exige muito mais conhecimento de motocicletas do que nas provas que estamos acostumados.”
“Parada súbita, mudança de direção repentina, curvas em velocidade mais acentuada, inclinação e contra-balanceio…….em suma, achei realmente que, quem nunca andou de moto, tem muita dificuldade nesse curso.. Um senhor da turma anterior a minha caiu duas vezes…na minha turma, um rapaz caiu feio, ao erroneamente, acionar o freio dianteiro já após iniciar a curva em velocidade mais acentuada. Esse segundo dia também leva de 5 a 6 horas, e no final você volta para a empresa para fazer a prova escrita no DMV.”
“A prova escrita consiste em 50 perguntas, onde para a aprovação é exigido 80% de acerto. Eles possuem a prova em Inglês e espanhol. Nada muito complicado, as perguntas que podem te dar um pouco de dúvida são exatamente esses 20%…o resto não tem como errar.” (segue comentário do Luciano: consigo imaginar que não seja nada de tão complicado mesmo, afinal de contas, com 16 anos o cara já pode dirigir aqui na Florida (um absurdo, na minha visão). Mas de toda forma, pelo menos no teste da DL convencional, algumas perguntas são bem estilo “pegadinhas” e não dá pra achar que é possível fazer a tal prova sem ao menos ler os pontos principais da apostila)
O resultado sai na hora, e SE aprovado você está apto para o último dia. (segue comentário do Luciano: mesmo procedimento da prova de conhecimentos da DL normal. SE aprovado, no mesmo dia você já pode agendar a prova prática)
“No terceiro dia de curso, basicamente você refaz todos os exercícios do dia anterior, mas eles tentam te levar um pouco mais no limite……as motos estão andando mais rápidas, mais curvas em velocidade acentuada e afins. No final do dia você tem o teste final… salvo engano são 4 exercícios:”
Cada prova tem uma pontuação por erro, de 01 a 12 pontos…21 pontos você está reprovado.
Queda reprova na hora, mas do que natural.
1) Parada brusca – após acelerar a moto, e colocar a segunda marcha, você passa por dois cones e após a sua roda passar pelos cones, você tem que reduzir e freiar com ambos os freios para parar no menor tempo possível…..
2) Curva em velocidade acentuada – em segunda marcha, vc adquire um x de milhas por hora, e faz duas curvas, a primeira para a esquerda, e a segunda após uma longa reta, para a direita…
3) Mudança repentina – após uma ou duas curvas, seu instrutor manda que você acelere, coloque a segunda marcha, e espere instrução de onde virar…próximo do obstáculo, ele ergue a mão esquerda (onde você deve desviar para a esquerda), a mão direita (onde você deve desviar para a direita), ou ergue as duas, onde você para a moto ANTES do obstáculo.
4) Caixa – quase o nosso famoso oito, mas um pouco mais apertado. Em um quadrado apertado, você faz uma conversão em U para a esquerda, logo depois você faz outra conversão em U para a direita, sempre sem sair do quadrado.
Passando por tudo isso, você está aprovado no curso.
Você recebe um cartão da escola, e o seu nome é inserido no DMV em um prazo de dois dias.
É cobrada uma taxa de US$27,00 pela nova carta, e a alteração é feita na hora, com nova foto e afins.
OK, lendo este relato do Thiago, no final das contas, não parece ser assim tão complexo tirar a carta para pilotar moto por aqui. Naturalmente, existe um processo a ser estudado e, ao meu ver, quem não tem intimidade com motos, não tem vida fácil neste teste. É claro que quem tira esse tipo de permissão já tem alguma experiência, salvo contrário, é mais do que perigoso se aventurar por aqui de moto…..na verdade, muito embora você PRATICAMENTE não veja pessoas de moto fazendo zigue-zague nas ruas (proibido, inclusive), você pode imaginar que qualquer batida de moto vs carro em Orlando é, sem dúvida, problema bem grave.
O que me chama atenção nesses motoqueiros aqui da Florida (e que, de fato, me deixa perplexo) é a não obrigatoriedade de uso do capacete….como assim? Parece piada, mas isso está ESCRITO no próprio site do DMV, conforme abaixo: para acessar o site oficial, clique aqui. É impressionante ver como os caras andam nas motos sem capacete e ficam numa boa…..não sei não….uma queda qualquer, dá pra machucar bastante. Porém, vamos também ser realistas: aqui em Orlando (pelo menos) só quem anda de moto é quem sabe andar de moto, e as motos que a gente vê no trânsito não são aquelas “motos” estilo CG (com todo respeito). Aqui as motos são IMENSAS….coisa de profissional mesmo, ou de gente que tem esse hobbie. Enfim, pelo sim, pelo não, não deixa de causar em mim uma certa perplexidade este tipo de cena que vejo….
Helmet Laws
If you’re at least 21 years old and have a minimum medical insurance policy of $10,000, you can bypass wearing a helmet while riding a motorcycle. Otherwise, you’ll have to wear a helmet.
All riders must have some sort of eye protection, such as goggles or glasses, or have a windshield on the bike.
Um abraço a todos e tenham uma excelente semana.
Luciano
Olá Luciano. Excelente post. Muito informativo e encorajador…
Fiquei com algumas dúvidas em relação a prova prática e ao DL.
Para tirar a DL de moto é necessário possuir a DL de carro antes?
Temos que fazer a prova com nossa própria moto? Fica esta dúvida pois vou morar ai por um tempo (como estudante) e quero comprar um Burgman que é Scooter automática.
Posso pilotar moto com a habilitação brasileira enquanto não tiro a DL?
Valeu pela atenção. Abraços
Oi Ricardo, tudo bem?
Bem, esse grau de detalhamento eu não sei te dizer….talvez seja sim obrigatório ter a DL de moto aqui. Não creio que apenas com a brasileira você possa pilotar uma moto aqui….mas não posso te afirmar.
Abraços.
Luciano
Muito bom o post! Mas tenho uma pergunta!
Já tenho a habilitação de motorista (para carro) da Florida!
Gostaria de tirar a de moto, vou precisar fazer a prova escrita novamente? Uma vez que, no Brasil, a necessidade de fazer a prova escrita é única!
Obrigado, e parabéns!
Matheus, não sei qual é o procedimento neste caso concreto.
Abraços.
Luciano
Olá ! Estou com uma duvida.
É necessário carta para dirigir qualquer tipo de moto ou tem alguma moto que não tem necessidade de carta, por exemplo moto automática como burgman ou Honda PCX?
Meu caro, não sei te responder essa dúvida específica.
Abraço.
Luciano
Boa noite, estou sem CNH (excesso de multas) e gostaria de saber se posso dirigir algum veículo em MIAMI.
Qualquer coisa que ande mais rápido que uma bicleta.
Também irei passar apenas 2 semanas lá.
Você saberia me informar ?
desde já obrigado
Não pode Daniel. Sem CNH válida você não consegue alugar um veículo nos EUA.
Sucesso.
Luciano