Falta exatamente 1 semana para o início da temporada 2013/14 da NBA.
Naturalmente este site não tem como objetivo falar sobre esportes em si, muito embora seja bem interessante mencionar no geral como funcionam os esportes profissionais nos EUA e como essa indústria tem um impacto anual de bilhões de dólares na economia norte-americana. Para além disso, é interessante analisar esses modelos de desenvolvimento esportivo para entender o porquê que os EUA são um potência em todos os campos. De fato, existe uma preparação de base aqui muito sólida e eficaz. Mas isso é assunto para outra matéria que estamos trabalhando. Vamos focar agora no assunto da NBA.
![]() |
Divisão das conferências na NBA. |
Essa nova temporada promete ser ainda mais disputada do que a anterior, com boa parte dos times focados em acabar com as seguidas temporadas de sucesso do time do Miami Heat. Alias, a Florida tem dois times bem opostos na atual fase da NBA. Miami é um time completo, vem de 2 campeonatos seguidos, tem o melhor jogador do planeta em atividade, Lebron James, e a equipe ainda se reforçou ainda mais para essa nova temporada. Já o time de Orlando, o Magic, vem de uma das suas piores temporadas na liga e a previsão para este ano não é das melhores. Ao contrário, o time tem pouquíssimos talentos, técnico novo e inexperiente e não esperamos nenhum grande resultado concreto nesta fase de renovação do time. Vamos ver.
O que esperar de cada conferência?
– LESTE
Além é claro do time de Miami, existem outros times que se reforçaram bastante para a temporada e podem ser grandes forças. Cito aqui o time do Brooklyn Nets, que teve reforços consideráveis vindos de Boston e pode ser uma potência. Ainda cabe lembrar o próprio time de Chicago, que terá o retorno do astro Derrick Rose, recuperado de cirurgia no joelho que o fez perder a temporada passada toda. Merece destaque também o acertadíssimo time de Indiana, com seus novos talentos. Completam a lista de times interessantes dessa conferência, na minha visão, o Philadelphia 76ers e o NY Knicks, sempre uma incógnita na liga, mesmo com um baita time, no papel. Os outros times vão figurar apenas, com destaque para o Boston Celtics, totalmente reformulado depois do desmanche da última temporada e com o seu principal jogador, o armador Rajon Rondon em processo de recuperação depois de ter problemas físicos ano passado. Outro time que pode apontar como uma grata surpresa no leste é o Washington Wizards, time do brasileiro Nenê que recentemente fez uma excursão ao Brasil e teve o primeiro jogo oficial de pré-temporada da NBA por aqui (que diga-se de passagem, no geral, não foi nada animador do ponto de vista da infra-estrutura). Na minha visão, essa será a classificação da conferência (5 primeiros postos OK….a disputa pelas outras 3 vagas realmente é uma grande incógnita):
1) Miami Heat
2) Brooklyn Nets
3) Indiana Pacers
4) Chicago Bulls
5) NY Knicks
![]() |
Quadro de times da Conferência Leste. |
– OESTE
Aqui o bicho pega, literalmente. Por anos e anos (mesmo com a atual supremacia do Miami Heat), o Oeste tem os melhores times da NBA e é, sem dúvida alguma, a conferência mais disputada. Geralmente as vagas finais nos playoffs são decididas nos últimos jogos e a diferença entre o primeiro colocado e o oitavo não é tão grande em termos de vitórias. Tradicionalmente, os melhores times dos últimos anos e algumas das maiores estrelas da liga preferem jogar no Oeste justamente por causa da maior visibilidade e do maior mercado que ela tem nos EUA. Fica até difícil apontar algum favorito por aqui, mas vamos colocar alguns pontos:
– O time a ser batido na conferência, ao meu ver, é o Oklahoma City Thunder. Nos últimos anos esse time vem de resultados excelentes, é jovem, tem um técnico bem experiente, tem gás pra temporada inteira, banco de reservas e tudo mais. Acho que novamente vai ser o primeiro colocado na conferência. Tudo vai depender de como a dulpa Westbrook e Durant vão jogar.
![]() |
Se esta dupla for bem, não resta dúvida que o Thunder joga como favorito no Oeste |
– San Antonio Spurs: o time mais chato da NBA na minha visão. Os caras estão velhos (Parker, Ginobili, Duncan) e ainda tem gás pra ser um dos melhores times da liga. Tem um dos melhores e mais vitoriosos técnicos da história (pelo menos em termos de percentual), tem uma rotação com os jogadores reservas que é fundamental pro equilíbrio do time e me parece que se classifica com certa facilidade aos playoffs. Destaco aqui a presença firme e forte do brasileiro Thiago Splitter como titular no garrafão de San Antonio. Parece que o técnico Popovich realmente vai apostar de novo no pivô.
![]() |
A franquia do Spurs é a mais vitoriosa de todos os times profissionais de qualquer esporte nos EUA nos últimos 10 anos. OK, só aí já temos a força deste timaço, liderado pelo interminável Tim Duncan |
– Houston Rockets: se reforçou com a principal “estrela” dos agentes livres, o super-pivô Howard. Ano passado ele fez uma temporada abaixo da crítica em Los Angeles e se mandou. O time de Houston tem um excelente quinteto titular, bons jogadores na reserva e um bom técnico. Na minha visão, vai disputar para ser um dos top 3 da conferência neste ano.
![]() |
Se este cidadão jogar o que sabe, Houston é uma das grandes promessas da temporada. |
– Golden State: time jovem, liderado pelo sensacional Stephen Curry. Se conseguir imprimir seu ritmo de jogo veloz, com contra-ataques e defesa por pressão, briga para figurar entre os 6 primeiros no Oeste. Nos últimos anos, o time do Warriors tem se destacado na fase de playoffs. Vamos ver o que vai acontecer com eles este ano.
![]() |
Curry, um dos melhores chutadores de longa distância da NBA. Se ele for bem e se manter saudável, Golden State tem boas chances no campeonato. |
– Los Angeles Lakers: depende 100% da volta de Kobe. Sem Kobe Bryant, os Lakers na minha visão podem até se classificar aos playoffs (aos trancos e barrancos), mas não vão longe. Com a volta de KB, é preciso ver como ele vai estar fisicamente depois da complicadíssima cirurgia que ele fez na temporada passada. Geralmente é bem complicado se recuperar e voltar a jogar plenamente depois de alguma lesão no aquiles, mas KB é KB. Pra mim, ainda é o melhor jogador da NBA.
![]() |
Com Kobe jogando e em boas condições, os Lakers tem alguma chance de ir aos playoffs. Sem Kobe, os Lakers não conseguem ir longe no campeonato. Os dias não estão bons em Los Angeles. |
– Los Angeles Clippers: técnico novo e experiente, Doc Rivers, trocou Boston por Los Angeles e tem em mãos um elenco que busca auto-afirmação. No papel, o time é excelente e conta com o armador Paul para ser o grande líder em quadra. Mas na prática, nos últimos anos, nadou e morreu na praia. Vamos ver se Doc Rivers consegue implantar sua filosofia de jogo em Los Angeles.
![]() |
Aposto que essa dupla vai desenvolver um belíssimo trabalho em Los Angeles. |
– Sacramento Kings: time super jovem e com bons talentos, pode pintar como surpresa na conferência para a sétima ou oitava vaga aos playoffs.
– Minnesota Timberwolves: se os dois melhores jogadores do time estiverem plenamente recuperados de contusão, Rúbio e Kevin Love, pode ser um bom time pra brigar na faixa intermediária de classificação.
![]() |
Se ambos estiverem bem fisicamente, Minnesota pode ser uma grata surpresa na temporada. |
– Memphis Grizzlies: time que vai disputar o top 4 da conferência. O time é bom, está junto a anos, e tem conseguido bons resultados durante a fase de classificação. Tem batido na trave nos playoffs mas acho que este ano eles podem inclusive chegar as finais de conferência.
Abaixo, segue a minha classificação dos playoffs:
1) Oklahoma City Thunder
2) Houston Rockets
3) San Antonio Spurs
4) Memphis Grizzlies
5) Los Angeles Clippers
6) Golden State Warriors
7) Los Angeles Lakers
8) Dallas Mavericks, Utah Jazz, Sacramento, Minnesota, Denver Nuggets (enfim, muitas possibilidades).
Bem, torço muito pelo meu time, o Los Angeles Lakers. Mas sei que de fato não vai longe nesta temporada. Não dá pra torcer pelo Orlando Magic porque o time é abaixo da crítica, bem fraquinho. Pelo menos, provavelmente, os ingressos vão estar bem em conta e teremos condições de ir assistir ao vivo alguns jogos durante a temporada. É isso, aos amantes do basquete, uma excelente temporada da NBA a todos.
Um abraço.
Luciano
Olá Luciano, boa noite!
Saberia me dizer como adquirir um desses ingressos de NBA em Orlando para agora no mês de Dezembro?
Estamos indo para Orlando agora no final do ano para passarmos todo o mês de Orlando e creio que seria muito legal ver um jogo desses… Mesmo que seja do Orlando Magic, para nós todo evento antes, durante e depois do jogo já é super…
Venho acompanhando seu Blog há algum tempo e acho muito bom! Parabéns…. Me passa mta credibilidade, parece alguém que se prepara para tratar do assunto que trará ao blog!
Abracos
Priscila Galli Rossetto
Olá Priscila, tudo bem? Obrigado pelo elogio em relação ao blog. Espero ajudar as pessoas a compreender um pouco da realidade de Orlando.
Em relação aos jogos da NBA, concordo plenamente que vocês devam ir SIM. Vale super a pena e o jogo em si fica em segundo plano, pois a experiência é no sentido de ver o ginásio sensacional, a organização, enfim a estrutura que os caras montam nos dias de evento.
Sobre os ingressos, eu compro diretamente no site da NBA – http://www.nba.com, redirecionando para o time de preferência. Geralmente usa-se o ticketmaster. Tem também outro site que oferece alguns tickets com preços promocionais. Segue link: https://www.scorebig.com/orlando-magic-tickets/mco
Não se importe de ver o jogo nas fileiras mais altas (ingressos mais baratos). Apesar de ficar longe da quadra, não tem problema algum em termos de visibilidade e apreciação do jogo.
Um abraço.
Luciano
Olá Luciano! Sou fã do lakers desde 2000, pretendo ir a algum jogo deles aqui em orlando e quem sabe poder assistir kobe bryant jogar, até porque pode ser seus últimos anos como jogador.
Pois é André eu também sou fã dos Lakers…..vamos ver se Kobe volta logo. Se não voltar meu caro, os Lakers não tem muitas chances ao meu ver.
Abraços.
Luciano