O texto de hoje é sobre um pouco da história do feriado de Memorial Day aqui nos EUA.
Este feriado faz parte do calendário oficial de feriados americanos que, diferetemente de outros lugares, não significa necessariamente que os serviços aqui nos EUA fechem e seja um dia “off” para o cidadão americano. Aliás, essa tese de feriado total, FULL, onde todos ficam em casa, é bem raro nessas terras viu…..nem no dia de ano novo algumas empresas, como o Walmart, por exemplo costumam fechar. A regra é simples: “time is money”. Na América, “money talks”.
Este feriado é comemorado sempre na última segunda-feira de Maio. Este é um dia onde a sociedade americana relembra todos aqueles militares que morreram em combate servindo aos EUA. A origem deste feriado (primariamente chamado de Decoration Day) está ligada a guerra civil norte-americana, no combate que acabou culminando com o fim, mesmo que na teoria, das relações de escravidão que existiam entre o Norte o e Sul dos EUA. No século 20, o feriado se estendeu a todos os americanos mortos em combate.
Via de regra também, de acordo com o calendário oficial, este feriado marca o início da temporada de férias de verão nos EUA, ao passo que o feriado do dia do trabalho (Labor Day) marca o fim deste período de férias. As férias de verão podem se estender de Junho a Agosto nos EUA, não significando, logicamente, que todos tenham esses 3 meses off.
Geralmente quem tem esse período off, sem atividades em si, são os estudantes, sejam de faculdades ou de escolas. O ano letivo aqui nos EUA, quase sempre, começa no final de agosto e termina em meados de junho.
O foco do feriado é celebrar aqueles que se foram; portanto, muitas famílias vão aos cemitérios e prestam suas homenagens aos ex-combatentes. O próprio governo, representado pelas Forças Armadas, fazem uma série de homenagens ao redor do país. É tradição ainda que muitos voluntários “vistam” os túmulos dos soldados com bandeiras americanas, para demonstrar o sentimento de patriotismo envolvido neste feriado.
Muitas pessoas, inclusive americanos, confundem o Memorial Day com o Veterans Day (dia dos veteranos). Basicamente, a diferença entre eles é que no dia dos veteranos celebra-se a coragem e honra de todos os militares que servem aos EUA em guerras (ou não), vivos ou mortos. Na minha opinião, é mais uma manifestação do simbolismo da guerra na sociedade americana. Nada além.
Outro ponto bem interessante deste dia aqui (que na verdade começa no final de semana que antecede a segunda-feira), são as promoções em várias lojas. Eles chamam de Memorial Day sales event e conseguem trabalhar com bons descontos. É claro que não se compara aos descontos que observamos na loucura da Black Friday, mas de toda forma, por ser uma época de baixa temporada nos EUA, podem ter certeza que os descontos, em especial de itens domésticos, são bem interessantes. Carros também tem promoções excelentes.
Outro ponto de destaque neste dia de celebração nos EUA é a volta pra casa dos combatentes que estavam em guerra. Existem vários programas na televisão americana que retratam e flagram este momento especial na vida de famílias que tem filhos, netos, sobrinhos envolvidos nos mais diversos “fronts” de combate americanos ao redor do mundo.
Enfim, não entrando no campo das discordâncias que tenho acerca dessa política, acredito que a mensagem democrata seja no sentido de, enfim, tentar diminuir as guerras que os EUA travam a mais de UMA década no Oriente Médio. Vamos ver.
Grande abraço.
Luciano
Deixe uma resposta