Viver em Orlando

Informação, pesquisa e apoio qualificado.

  • Moradia
    • Comunidades e Vizinhanças
    • Organização Territorial dos EUA
    • Bairros de Orlando
  • Estudo
    • Sistema de Ensino nos EUA
    • Faculdades na Flórida
    • Cursos de Inglês em Orlando
  • Alimentação
    • Alimentação nos EUA
    • Alimentação nos parques
    • Restaurantes em Orlando
  • Compras
    • Guia de Compras em Orlando
    • Dicas de Descontos
  • Negócios
    • Abertura de Conta Bancária
    • Oportunidades de Negócios
    • Abertura de Empresas
    • Custo de Vida nos EUA
    • Economia dos EUA
  • Transporte
    • Comprar ou Alugar Carro
    • Carteira de Motorista
    • Estradas da Florida
    • Análise de Carros (comparação)
    • Trânsito em Orlando
  • Esportes
    • Esportes Tradicionais
  • Cultura Americana
    • American Way of Life
    • Tradições Americanas
    • Feriados americanos
  • Lazer
    • Parques
    • Turismo
    • Passeios Alternativos
  • Clima
    • Previsão do Tempo
    • Furacões na Flórida
    • Estações do Ano
  • Vistos / Imigração
    • Imigração
    • Mudança de Status (change of status)
    • Visto de estudante – F1
    • Visto de Investidor – EB5
    • Visto E-2
    • Visto L1
    • Visto de Trabalho – H1B
  • Condomínios
    • Solara Vacation Home Resort
    • Windsor at Westside – Kissimmee
    • Encantada Resort – Kissimmee
    • Magic Village Resort
    • Bella Vida
    • West Lucaya
    • Seven Dwarfs – Kissimmee
    • Halcyon Palms – Kissimmee
    • The Encore Club at Reunion
    • Summerville Resort – Kissimmee
  • Brasil x EUA
    • Sair do Brasil
  • Curiosidades
    • Experiências nos EUA
    • Utilidades e Curiosidades
  • Trabalho nos EUA
    • Profissões nos EUA / Salários
  • 16 de janeiro de 2021

Visto de Trabalho nos EUA – H1B

18 de março de 2014 By luciano 104 Comments

Olá leitores, tudo bem?

Espero que todos estejam bem e com muita saúde. Já chegamos na metade do mês de março e a sensação de que esse ano está “voando” é muito forte. Outro dia ainda estávamos comemorando as festas de final de ano e agora, praticamente, estamos em contagem mais do que regressiva para a copa do mundo no Brasil….o que será que vai acontecer daqui até lá hein? Nestes dias em que não publicamos nenhum post no site, eu foquei muito nos debates no facebook – https://www.facebook.com/ViverEmOrlando, expondo algumas situações que têm ocorrido aqui nos EUA, em particular, questões relacionadas a imigração e a constatação da falta de política do governo americano neste caso.

Muito se prometeu em época de campanha (sempre nessas épocas) e pouco foi feito de concreto até agora para sanar (o que eu acho impossível) o caos que os EUA vivem em termos de imigração, sistema totalmente falido. Enfim, isso merece um destaque especial aqui do site na medida em que, a cada dia, parece ser maior o número de pessoas com projetos de mudança para os EUA. Irei, em breve, fazer uma avaliação geral deste cenário e postar no site.

O tema de hoje tem correlação direta com essa situação de imigração na medida em que iremos falar um pouco sobre o visto de trabalho H1B, cujas informações oficiais podem ser encontradas aqui.

– Contexto Geral:

O H1B  é um visto de não-imigrante que permite as empresas norte-americanas a contratação de trabalhadores estrangeiros em ocupações especializadas que exigem conhecimentos teóricos e/ou técnicos em campos bem específicos, como arquitetura, engenharia, matemática, ciência e medicina, dentre outros. Nos últimos anos, com o crescimento de todos os setores ligados a Tecnologia da Informação, esta tem sido uma das áreas mais interessantes para os processos de aplicação do H1B. Em termos de duração desse visto, essa empresa americana pode empregar um trabalhador estrangeiro por até seis anos, comprovando a necessidade do mesmo durante as renovações do visto que se fizerem necessárias.

Sem dúvida alguma, candidatar-se a um visto de não-imigrante é geralmente mais rápido do que aplicar para o GC nos EUA. Porém, tenho percebido que muitas pessoas acham que é o processo é simples e basta a empresa querer efetivar essa contratação. No geral, infelizmente, não é bem assim e esta matéria tem por objetivo justamente explicar esse processo.

– Limites na Emissão de Vistos de Trabalho:

Os indivíduos não são capazes de aplicar para um visto H1B, que lhes permita trabalhar nos EUA legalmente. Este processo, desde o início, deve ser realizado pelo empregador, cumprindo uma série rígida de critérios para avaliar se é necessário ou não a entrada de um trabalhador estrangeiro nos EUA. Um outro problema dessa modalidade de visto são os limites anuais (para ver os atuais limites em relação a 2014, clique aqui). Empregadores norte-americanos podem começar a aplicar para o visto H-1B seis meses antes da data de início real do visto, conforme calendário que é divulgado pelas autoridades de imigração americana. Quando o processo é aberto, geralmente as vagas acabam muito rapidamente.

A lei atual permite a emissão de 85.000 novos vistos H-1B, disponibilizados a cada ano fiscal do governo americano. Este número inclui 65.000 novos vistos H-1B emitidos para trabalhadores estrangeiros em posições de ocupação profissional ou especialidade, e um adicional de 20.000 vistos disponíveis para aqueles com um grau avançado de uma instituição acadêmica dos EUA. Depois de atingidos esses limites previstos em lei, o órgão competente para de fazer novas análises de processos H1B. Com a proposta (ainda muito longe de se tornar realidade) de reforma imigratória nos EUA, esse número total subiria para 110.000 vistos por ano fiscal – aí eu me pergunto:

OK, muito bacana isso tudo, mas como fica essa relação nos EUA, na medida em que aqui existe uma população gigantesca e muita gente com curso superior, não é mesmo? Será que existem tantas vagas assim disponíveis OU os H1B hoje em dia, em boa parte, são em atividades técnicas que, a rigor, não estão sendo ocupadas por americanos? Para responder esse tipo de pergunta seria preciso um amplo estudo deste cenário. Ao meu ver, o sistema de vistos de trabalho aqui nos EUA é totalmente oposto aos sistemas do Canadá e da Austrália, por exemplo. E nesses países existem sim uma necessidade de mão de obra qualificada, dado o número da população economicamente ativa desses países. Já nos EUA, será que isso é mesmo uma realidade?

– Lista de Empresas que podem aplicar pro H1B:

Qualquer empregador dos EUA pode ser “sponsor” em uma petição H1B, desde que tenha o Fein Number da empresa junto ao IRS e esteja legalmente constituída nos EUA, é claro. Este Fein Number (o que seria o CNPJ da empresa) é necessário para obter a aprovação do pedido de Condições de trabalho (LCA) – explicado mais abaixo nesta matéria, que é um preliminar essencial para a própria petição H1B. No entanto, qualquer empregador que, por ventura, queira patrocinar um trabalhador na categoria H1B deve entender que o processo tem custos, é cercado de diversas etapas que precisam de comprovações das mais variadas espécies e, caso comprovada qualquer ilegalidade no processo, a empresa pode responder, civil e criminal, perante os órgãos competentes. Existem uma série de critérios que as empresas devem seguir para que se qualifiquem neste processo. Não irei pontuar nesta matéria todas essas situações.

– Critérios de Elegibilidade dos Trabalhadores:

Para o trabalhador se qualificar pro visto H1B, é preciso preencher uma série de requisitos básicos, que vão desde a escolaridade, passando pela vaga de trabalho nos EUA (com base no critério de não-preenchimento dessa vaga por algum americano ou residente permanente) e ainda por todo um processo, oneroso do ponto de vista tempo/dinheiro que a empresa está disposta a custear. Recebi ao longo desses quase 2 anos do site, uma quantidade impressionante de emails com pessoas que me questionavam sobre o visto de trabalho, que ouviu alguém dizer que um vizinho falou que veio pra cá e depois aplicou pro H1B, super simples e tal. Confesso que fico sem ter o que responder. Ao que me parece (e torço, de verdade, pra estar enganado), existem “agentes” que vendem esse tipo de situação como possibilidade de se legalizar nos EUA e tudo mais. CUIDADO.

Não existe mágica. Todo e qualquer processo de imigração para ter um benefício neste país é cercado de MUITA burocracia, evidências que precisam ser comprovadas, e por aí vai. Dizer que alguém vai bancar um visto de trabalho pro camarada trabalhar em loja (como vendedor), em restaurante (como “x” tudo) ou qualquer um desses ramos de trabalho “braçal”, é no mínimo, falta de respeito e ilusão. O H1B não é feito para este tipo de trabalho. Salvo em raríssimas exceções, a pessoa pode até se qualificar para esses jobs, mas isso é apostar em algo sem qualquer garantia. E infelizmente, na ânsia do “American Dream”, muitas pessoas caem nessa conversa furada. Até quando, eu me pergunto, não sei. Vejam abaixo a “simplicidade” do processo e dos critérios e elegibilidade do TRABALHO (1 a 4) e depois do APLICANTE A VAGA (A – B – C).

1) Bacharelado ou equivalente é normalmente o requisito de entrada mínima para a posição em questão em qualquer processo de H1B;

2) A exigência de diploma para o trabalho é comum para a indústria ou o trabalho é tão complexo e/ou único que só pode ser realizado por um indivíduo com um grau bem específico de formação;

3) O empregador normalmente requer um grau de formação “x” ou equivalente para o cargo em aberto;

4) A natureza das funções do cargo são tão específicas e complexas que o conhecimento necessário para o exercício das funções é geralmente associado com um bacharel na área em si e experiência prévia de trabalho naquele setor, a ser comprovado, evidentemente, pelo candidato a vaga.

A) Ter concluído um grau de bacharel nos EUA ou possuir um grau de bacharel (ou equivalente)  conforme a requer a vaga em aberto. Esse diploma deve ser creditado por alguma universidade ou faculdade para que tenha validade; –> aqui já fica claríssimo que a qualificação pro H1B é baseada no grau de formação da pessoa  (não adianta você achar que pode obter um visto de trabalho nos EUA tendo apenas o ensino médio brasileiro completo, porque isso não é possível). Faço questão de ressaltar isso nesta matéria pois já recebi muitos emails de pessoas com essa dúvida e, ao meu ver, não é possível conseguir este tipo de benefício nestas condições.

B) Possuir uma irrestrita licença, registro ou certificação que o autoriza a praticar plenamente a ocupação específica conforme a vaga em aberto;

C) Ter educação, treinamento ou experiência na especialidade da vaga em aberto e ter o reconhecimento comprovado da experiência de trabalho prévio nesta ocupação no país de origem.

Parece bem claro que, se um estudante completa um grau de bacharelado nos EUA e, após formado, consegue uma oferta de trabalho no campo correlato de sua formação acadêmica, ele pode sim aplicar (digo, a empresa) para o visto de trabalho H1B, na medida em que esse estudante, a rigor, possui o grau mínimo de estudos exigido para concessão deste benefício de trabalho legal nos EUA. Para saber mais sobre o visto de estudante, clique aqui e leia a matéria que escrevi sobre o visto F1 no Viver em Orlando – uma avaliação geral.

Necessidade de aprovação do LCA:

A empresa deve enviar um certificado do Departamento do Trabalho conhecido como LCA – Labor Condition Application  (Formulário ETA 9035), no momento da apresentação de sua petição. Esse é um processo que depende do Departamento do Trabalho Americano e faz parte do processo em si, a ser enviado para a USCIS nos EUA. São dois processos diferentes.

Comprovação Educacional do Beneficiário do H1B:

A empresa deve apresentar provas efetivas do grau de educação do beneficiário no momento da apresentação do pedido. Se todos os requisitos para a vaga forem cumpridos, mas o grau de estudos ainda não foi concedido pela universidade, no caso de beneficiário ainda não estar formado em si, as seguintes provas alternativas podem ser apresentadas:

– Uma cópia da transcrição final do beneficiário;

– Carta da Secretaria Escolar da Universidade, confirmando que todos os requisitos de obtenção do diploma foram cumpridos e que o beneficiário estaria aguardando, apenas, fases burocráticas, como colação de grau.

Se a empresa está indicando que o beneficiário é qualificado com base em uma combinação de educação + experiência de trabalho no ramo específico, é necessário, no momento do envio da petição pra imigração, que todas essas comprovações sejam anexadas no processo.

– Tempo de Duração do Visto H1B:

O visto H1B é inicialmente concedido por um período de três anos, mas pode ser prorrogado até um máximo de seis anos, desde que a empresa comprove a necessidade de manutenção daquele trabalhador em seu quadro de pessoal e cumpra, a rigor, as exigências da renovação do visto e/ou status do trabalhador nos EUA.

Vale a pena ressaltar que H1B é um visto de não-imigrante, logo, parte-se do pressuposto que ele tem um tempo pré-determinado em lei, como citado acima e que após esse prazo máximo, o trabalhador retorne pro seu país de origem.

No entanto, o H1B é um dos poucos tipos de visto nos EUA  que são reconhecidos como Dual Intention Visa, ou seja, o titular do visto H1B pode solicitar, no seu devido tempo e dentro das condicionais específicas, e obter um Green Card. Este processo leva ANOS e ANOS, mas a rigor é sim possível chegar a residência permanente via H1B e isso pode ser um dos atrativos deste visto. Se formos comparar com os outros processos de trabalho em países com políticas de imigração, todos eles possuem sistemas de residência permanente a partir do trabalho, com a facilidade que neles os processos costumam ser bem menos demorados (exemplo aqui do Canadá e da Austrália).

– Dependentes do Visto H1B:

O beneficiário de vistos H1B pode trazer o seu cônjuge e filhos menores de 21 anos de idade para os EUA na categoria H4 – como dependentes. Dessa forma, estes dependentes podem permanecer nos EUA, desde que o titular do H1B permaneça em situação legal. Porém, e aí temos um dos grandes problemas deste visto, os dependentes não podem trabalhar legalmente nos EUA, fator esse que reduz drasticamente as chances de obter renda extra no país.

Essa é uma das maiores desvantagens do H1B se formos levar em consideração outros vistos de trabalho que existem na Lei americana, como o L1A, por exemplo. Fiz uma matéria sobre este visto (aqui) algumas semanas atrás e muitas dúvidas dos leitores foram pontuadas nos comentários da matéria, na medida em que, hoje em dia, o L1A se tornou a grande “moda” entre aqueles que gostariam de imigrar para os EUA e aqui trabalhar legalmente.

– Lista de Profissões do H1B:

Diferentemente do processo de trabalho do Canadá (que têm uma lista pré-determinada de profissões, conforme a demanda), aqui nos EUA não consigo avaliar que exista esse grau bem definido. Em tese, as profissões com maior demanda de trabalho para qualificar pro H1B, hoje em dia, são aquelas vinculadas a Tecnologia da Informação. Mas não apenas elas. Abaixo, coloco uma lista de profissões que, de acordo com os sites especializados, podem qualificar pra esse tipo de benefício nos EUA. Recentemente, fiz uma avaliação dos melhores setores de trabalho nos EUA e sem nenhuma dúvida, as atividades direcionadas a TI e área de saúde são as melhores rankeadas e com os melhores salários. Veja aqui.

– Profissionais de TI / Informática;
– Professores universitários;
– Engenheiros;
– Profissionais de Contabilidade;
– Analistas Financeiros, com perfil para Economia Internacional (e de preferência que falem mais de dois idiomas);
– Arquitetos;
– Profissionais da Enfermagem;
– Médicos (é preciso fazer todo um processo de equivalência do diploma, é claro);
– Cirurgiões;
– Dentistas (também é preciso investir na revalidação do diploma);
– Analistas de Sistemas;
– Jornalistas e editores (outra categoria de H1B, específico para profissionais dessa área);
– Psicólogos;
– Professores em escolas primárias ou secundárias e/ou faculdades (com as devidas formações nos EUA).

Passo a passo do processo de aplicação do visto H1B nos EUA.

Bem, espero que a partir desta matéria, os leitores possam avaliar o que é o visto de trabalho, quem pode aplicar e assim por diante. Tenham em mente que o que escrevemos aqui é o que está escrito nos diversos sites especializados e manuais. Evidentemente que nem tudo é como se diz por aí e o objetivo com esse texto é oferecer um ponto de vista realista e concreto para todos aqueles que ainda tem muitas dúvidas sobre o visto H1B nos EUA.

Um grande abraço a todos (as) e boa leitura.

Luciano

Filed Under: Atualizações, Destaque do Blog, Trabalho nos EUA, Visto de Trabalho - H1B, Vistos Tagged With: Como obter visto de trabalho nos EUA, H1B visa USA, Visto de trabalhador qualificado EUA, Visto de trabalho nos EUA, Visto H1B EUA

Comentários

  1. Bruno Maia

    18 de março de 2014 at 11:47 PM

    Parabéns pelo post Luciano, sensacional como sempre! Muito informativo acredito que seja um bom “tapa na cara” no bom sentido das pessoas que pensam em imigrar a coisa não é simples e informações apuradas como está ajudam bastante, muito obrigado! Abraços

    Responder
    • luciano

      19 de março de 2014 at 5:02 AM

      Obrigado pela mensagem Bruno.
      Tecnicamente meu caro, tenho a missão de levar as pessoas o que acontece na realidade de fato. Não tenho intenção de desconstruir os sonhos e os desejos de ninguém, porém não faço como a maioria – apoio a projetos sem pé nem cabeça em nome de algo que não existe. Acredite, tem MUITA gente aqui que faz isso e é absurdamente lamentável. Não se brinca com a vida das pessoas, muito menos quando temos crianças envolvidas e tudo mais.
      Um grande abraço.

      Luciano

      Responder
  2. Edison

    19 de março de 2014 at 3:40 PM

    Parabéns meu amigo pelas informações completas, tá mais organizado do que o departamento da imigração americana..
    Um abraço

    Responder
    • luciano

      19 de março de 2014 at 6:49 PM

      Meu caro Edison, obrigado pelo comentário.
      Sobre o departamento referido, prefiro nem tecer comentários uma vez que você já sabe o que penso sobre. E há quem diga que a burocracia americana inexiste….
      Um grande abraço.

      Luciano

      Responder
  3. eduardo

    28 de abril de 2014 at 12:06 PM

    Muito interessante e informativo. Mostra bem como é complicado e principalmente que nao atende aos trabalhos mais baixos da escala social.

    Responder
    • luciano

      28 de abril de 2014 at 1:08 PM

      Pois é Eduardo, realmente o H1B não é direcionado para aquelas profissões mais básicas.
      De toda forma, existem outros tipos de visto que podem ser usados, caso a caso, para os fins de trabalhos mais braçais, como os trabalhadores do campo.
      Abraços.

      Luciano

      Responder
      • Maciel felix

        19 de setembro de 2017 at 4:06 PM

        Quais são esses visto para pessoas que querem realizar trabalhos braçais como por exemplo trabalhar em construção, babá e etc.

        Responder
        • luciano

          20 de setembro de 2017 at 2:52 AM

          Maciel, eu não sei especificar quais são eles em si.
          Tem várias categorias para trabalhador não qualificado.
          Abraço.
          Luciano

          Responder
  4. Gustavo

    28 de abril de 2014 at 7:33 PM

    Boa tarde Luciano,
    Obrigado pelo post, muito util e completo.

    Tenho uma duvida, ja possuo o H1B por 3 anos, mas o selo no meu passaporte so ‘e valido por 2 anos, tenho que renovar agora para o ultimo periodo.
    ‘E possivel renovar nos EUA? Ou terei que fazer todo o processo no Brasil novamente?
    Se tiver que fazer no Brasil, ‘e melhor a empresa pedir ou eu mesmo?

    Agradeco desde ja!

    Responder
    • luciano

      30 de abril de 2014 at 2:33 PM

      Gustavo, essa questão é melhor respondida diretamente pelo setor de RH da empresa que vinculou o teu visto de trabalho.
      Certamente eles devem saber o que fazer e como fazer pra evitar quaisquer problemas pra ti.
      No geral, o que entendo é: uma vez já nos EUA, não importa se o teu passaporte vá vencer ou não. O que importa é que você tem visto válido e status também. Podes renovar o passaporte sem precisar ir ao Brasil, diretamente pelo Consulado em Miami. Demora um pouco, mas evita que você retorne ao Brasil.
      Um grande abraço.

      Luciano

      Responder
    • Marcelo Teixeira

      9 de janeiro de 2016 at 2:20 AM

      Gustavo, boa noite. Em que área você trabalha? Como foi o processo de aplicação (pela empresa) do visto H1B? Abcs,

      Responder
  5. renanol

    8 de maio de 2014 at 8:16 PM

    olá luciano para vistos de trabalhos pessoas que sao turismologas como é ?

    da pra tirar um bom salarios ?

    o hb1 encaixaria nesse visto ?

    e qual visto de trabalho para trabalhos mais bracais ?

    tipo lanchonetes, auxilares de escritorio, deste tipo ?

    obrigado.

    suas informacoes sao demais

    e ajudam e tirar a fantasia que sera mil maravilhas.

    Responder
    • luciano

      9 de maio de 2014 at 2:52 AM

      Renan, tudo bem?
      Obrigado pelo elogio em relação ao trabalho que desenvolvemos.
      Você leu a matéria sobre o H1B? Pelo visto não hein…..aconselho você a ler a matéria e outras fontes de informações sobre como é trabalhar legalmente nos EUA. Essa categoria que você “criou” visto de trabalho para “turismologas” realmente não faço a menor ideia do que você quis denotar. Um grande abraço.

      Luciano

      Responder
  6. THIAGO

    9 de maio de 2014 at 8:10 PM

    Muito bom esse assunto, parabens pelas verdades.

    Responder
  7. Rafael

    19 de maio de 2014 at 6:54 PM

    Olá Luciano,

    Legal teu post, bem direto e objetivo. Gostei do formato gráfico que também ajuda a entender o fluxo do processo. Acho que tua boa vontade em ajudar e principalmente deixar claro para as pessoas as expectativas que elas podem ter sobre o processo de imigração pode ajudar muita gente a ter foco e ver que não é assim tão simples.

    Pois bem, minha dúvida é a seguinte: li bastante sobre os vistos possíveis e processos e cheguei à conclusão que me encaixo bem no H-1B (temporário) ou até mesmo no EB-2 (permanente). Sou professor universitário, com mestrado e alguma experiência também em cargos de gestão de empresas (marketing esportivo). O meu problemão é que eu não tenho contato algum nos EUA que possa me ajudar a indicar um sponsor. E as empresas americanas não parecem muito dispostas a te dar uma chance em um processo de seleção virtual (tá cheio de job boards por aí) … pois elas acham o processo burocrático (com razão se compararmos com a contratação de um americano). Já mandei muitos currículos e algumas respostas foram que é bom, que se eu morasse lá poderia ter chance, mas que eles não estavam dispostos a aplicar como sponsor pela burocracia.

    Então … conheces alguma empresa aí que faça um trabalho de head-hunter ou de relocação de mercado? Pois esse modelo me parece mais atrativo do que mandar currículos para Job Boards. Só que para ser sincero, tenho muito medo dos picaretas nesse meio. Alguma dica?

    Obrigado!!!

    Responder
    • luciano

      21 de maio de 2014 at 1:06 AM

      Prezado Rafael, tudo bem?
      Obrigado pelos elogios em relação ao trabalho que desenvolvemos aqui no site.
      Quanto a sua dúvida, concordo com você: é perda de tempo tentar enviar currículos para as empresas americanas. O H1B é um visto que requer MUITAS avaliações de possibilidades e o custo desse tipo de processo, na íntegra, é bancado pelo contratante.
      Assim, arrumar um sponsor é quase loteria, não tenho dúvida alguma, ainda mais se está empresa não tiver, por exemplo, uma base no Brasil que possa, por ventura, facilitar o processo de transferência do funcionário brasileiro para a matriz americana.
      Não sei, confesso, se estar ou não nos EUA iria facilitar um processo de sponsor. Provavelmente, se você tivesse alguma experiência acadêmica aqui, como um MBA, isso sim poderia facilitar o processo de contratação de um estrangeiro via H1B.
      Enfim, são essas as minhas considerações gerais. Um grande abraço e bom planejamento.

      Luciano

      Responder
    • ingrid

      30 de maio de 2016 at 7:01 PM

      Boa tarde,

      Se voce tem as qualificacoes como academico e o nivel intermediario avancado, tente um pais como CANADA. O processo seletivo em sites de procura sao muito utilizados e eu conheco varias pessoas que moram hoje em dia por la. Mas ja aviso de cada 10 entrevistas voce tera umas 7 descartadas umas 2 que talvez sejam boas e uma que voce ficara balancado em aceitar as propostas. Geralmente quando selecionado eles custeiam todo processo porem pode acontecer de voce ter que retornar ao final do seu contrato entre outras opcoes pois o Canada nao te da chance de esperar por la enquanto voce ajeita papelada.
      Boa sorte,

      PS: Voce tbm pode tentar Nova Zelandi e Australia que tbm dao bastante oportunidade para este tipo de imigracao.

      Responder
  8. Gustavo

    17 de junho de 2014 at 12:13 PM

    Otimo post Luciano, parabens pela clareza das informacoes.

    Tenho uma duvida, possuo o H1B para ficar aqui 3 anos, mas o meu selo so ‘e valido por 2, sendo que eu tenho que renovar agora.
    Mas no site da embaixada diz que o visto H1B nao deve selecionar a renovacao normal, preenchendo o DS-160.
    Mas nada explica como deve ser essa renovacao.

    Voce teria alguma informacao nesse sentido?
    Agradeco desde ja.
    Gustavo

    Responder
  9. Gustavo

    25 de junho de 2014 at 7:33 PM

    Bom post. Exatemente o que passei. Se quiser posso relatar minha experiência, já que neste ano (2014) consegui um visto h1b de uma vaga que caiu do céu no meu colo. Estou bem familiarizado com a burocracia.

    Abraço.

    Responder
    • luciano

      27 de junho de 2014 at 6:22 PM

      Gustavo, mandei um email pra você.
      Se puder me responder com um relato sobre o teu processo, eu publico no site as informações com os devidos créditos.
      Um grande abraço.
      Luciano

      Responder
    • Ana

      2 de julho de 2014 at 12:15 AM

      Muito bom post, Luciano! Se puder postar o relato do Gustavo seria ótimo tb 🙂 me diz uma coisa, e sobre o visto J1, é mais fácil pra empresa e pro emptegador obter esse visto caso a pessoa vá trabalhar nos Eua por um tempo? Pergunto isso, pois meu marido trabalha numa empresa americana aqui no Rio, e tem vontade de passar um tempo trabalhando na matriz nos EUA., o que vc acha? Abs, Ana

      Responder
      • luciano

        2 de julho de 2014 at 11:40 AM

        Ana, tudo bem?
        Não creio que o J1 possa servir como meio para esse tipo de transferência de empregado, mesmo que de forma temporária.
        Veja a descrição do site oficial da imigração americana: “The Exchange Visitor (J) non-immigrant visa category is for individuals approved to participate in work-and study-based exchange visitor programs. Participants are integral to the success of the program. Here you can learn more about obtaining the J-1 Visa and other relevant visas.”. Acho eu que a única possibilidade do teu marido seria mesmo via H1B.
        Abraços.
        Luciano

        Responder
    • Diego

      4 de março de 2015 at 9:00 PM

      Ola Gustavo,

      Vc eh formado em que?

      Responder
    • Marcelo Teixeira

      9 de janeiro de 2016 at 2:24 AM

      Gustavo, conte-nos como foi essa experiência. Tenho certeza que poderá ser muito elucidativo para todos que buscam esse visto.

      Responder
  10. Aureo Ferreira

    26 de junho de 2014 at 4:35 PM

    Belo post Luciano. Eu tenho a seguinte duvida: Existe a possibilidade de alguém, no caso eu — com o título de Tecnólogo em Redes de Computadores (curso superior tupiniquim de 2,5 anos) + certificações de grandes ‘vendors’ (como Cisco e Juniper) + experiência de 4 anos — conseguir um ‘sponsor’ para dar entrada no processo de aquisição do visto H1B? Ou o título de Bacharel é imprescindível?

    Responder
    • luciano

      27 de junho de 2014 at 6:09 PM

      Aureo, nessa área de TI nem sempre títulos querem dizer muita coisa, você sabe disso. Certificações, experiência comprovada e capacidade técnica são os maiores trunfos. Não sei ao certo se você conseguiria uma aplicação pro H1B via sponsor SEM um bachelor, mas acredito que sim. Até porque, no geral, esses processos dependem mais das empresas em si e da capacidade delas em mostrar para a imigração o porquê que precisam contratar um profissional de fora dos EUA.
      Um grande abraço e boa sorte.
      Luciano

      Responder
  11. Bruno

    26 de setembro de 2014 at 6:42 PM

    Ola Luciano, você me tirou muitas dúvidas, parabéns pelo post! Com relação ao H1B gostaria de saber duas informações se você souber. Qual o custo da empresa e do empregado neste processo?
    E outro, sou formado em Adm de Empresas, e 9 anos na área de Logística em nível Gerencial. Uma empresa dos USA querendo me contratar como consultor do seu produto da área de TI (software) aplicado a Logística para empresas dos USA e querendo expandir para o Brasil (neste caso um profissional que fale inglês e português) quais as chances de se conseguir o H1B? Desde já agradeço…

    Responder
    • luciano

      27 de setembro de 2014 at 5:57 PM

      Bruno este tipo de avaliação é bastante subjetivo e vai depender da relação/necessidade efetiva da empresa em termos de bancar um processo de H1B. Não sei te falar em custos do mesmo. Acho eu que se de fato a empresa tiver uma necessidade dessa mão de obra, independente do custo, ela avalia os benefícios em si dessa contratação. Infelizmente Bruno, falar português, no geral, já não é exatamente uma grande vantagem comparativa no mercado americano….
      Abraços.
      Luciano

      Responder
  12. Catiane

    20 de outubro de 2014 at 2:09 PM

    Olá Luciano,

    Obrigada por sua dedicação em passar a informação correta a todos.
    Meu esposo se enquadra no H1B mas ficamos com medo dos “picaretas” em conseguir esse empregou ou visto, uma vez que vc informou quer não adianta se candidatar a vagas e mandar currículos.
    Você Pode indicar algum escritório ou empresa que faz essa intermediação entre empresa que precisa do funcionário e o candidato a vaga? Que funcione como uma espécie de facilitador e mediador entre as partes?

    Obrigada e fico no aguardo!
    Abraço

    Responder
    • luciano

      21 de outubro de 2014 at 2:45 PM

      Catiane, infelizmente não conheço nenhuma empresa que faça essa ponte em termos de H1B. Geralmente as pessoas buscam nos sites especializados as vagas e as documentações correlatas a ela.
      Abraço.
      Luciano

      Responder
  13. Marcelo

    27 de novembro de 2014 at 7:01 PM

    Parabéns pelo post, muito informativo.

    Fiquei com a seguinte dúvida sobre o visto H-1B: ele tem validade 3 anos com possível renovação para mais 3 anos, durante esse período seria possível, por exemplo, voltar ao Brasil nas férias do emprego e entrar novamente nos EUA sem ter que passar por todo o processo de visto novamente?

    Obrigado!

    Responder
    • luciano

      1 de dezembro de 2014 at 3:29 AM

      Marcelo, acredito que sim, na medida em que você terá visto válido e emprego ok.
      Não sei te falar se é preciso ter uma autorização especial do empregador que enfatize o teu contrato de trabalho e vínculo com a empresa. Acredito que deva ter algo nesse sentido também.
      Grande abraço.
      Luciano

      Responder
  14. Valeria

    20 de dezembro de 2014 at 3:18 AM

    Prezado Luciano,

    Obrigada por descrever de forma tao clara e elucidativa sobre como trabalhar nos USA.

    Valeria

    Responder
    • luciano

      27 de dezembro de 2014 at 2:45 AM

      Valeu Valéria.
      Grande abraço.
      Luciano

      Responder
  15. Ana

    20 de janeiro de 2015 at 9:58 PM

    Ola luciano, parabens pelo blog! Na lista de profissoes elegiveis para esse visto H voce incluiu o psicologo; porem diferente do medico e dentista voce nao incluiu a revalidaçao do diploma e obtençao de licença para o exercicio da profissao. Esses ultimos tb nao sao exigidos para o psicologo e tb para o enfermeiro?

    Responder
    • luciano

      21 de janeiro de 2015 at 1:11 AM

      Ana, nesses casos acredito que sim. Ambas devem ser regulamentadas nos EUA.
      Abraço.
      Luciano

      Responder
  16. Edson Gravi

    4 de fevereiro de 2015 at 11:06 AM

    Bom dia Luciano,

    Parabéns pelo post. É um dos mais claros que já li até hoje sobre esse tipo de visto. Tenho uma dúvida e gostaria de verificar se pode me ajudar. Eu estou com uma proposta de trabalho nos EUA em uma empresa a qual eu já trabalhei aqui no Brasil por 5 anos. Saí da empresa em 2008 e agora recebi o convite pra retornar, porém no head quarter nos EUA. Ontem fui informado que não haverá a possibilidade de seguir pelo caminho do visto L1, pois não estou empregado atualmente na empresa. Por tudo que li, o mais provavel seria mesmo o visto H1B, porém o processo é bem longo e o empregador gostaria que eu estivesse atuando o mais breve possível. Há alguma outra indicação de visto ou processo?

    Muito Obrigado

    Responder
    • luciano

      4 de fevereiro de 2015 at 7:00 PM

      Edson, infelizmente não.
      Talvez o L1B, se estivesse ainda na empresa, fosse uma possibilidade. Mas sem estar na empresa, complica.
      O H1B de fato é bem longo. No entanto pelas que lemos, acredito que alguns processos terão celeridade maior a partir desse ano, vamos ver.
      Grande abraço e muito sucesso nessa jornada.
      Luciano

      Responder
  17. Alexandre Correa Affonso

    18 de fevereiro de 2015 at 11:43 PM

    Prezado Luciano, primeiramente parabéns pelo post e as informações importantes, mas lendo seu artigo surgiram algumas dúvidas à respeito das profissões que podem aplicar para o visto H1B.
    Sou Técnico de Instrumentação Industrial e trabalho na Usina Nuclear de Angra 2 e tenho 25 anos de experiência e especializações na área nuclear, acompanho sites de empresas americanas na área de energia e vejo que tem bastante vagas em aberto para nível técnico. Pergunto: Como técnico eu consigo aplicar para uma dessas vagas e obter o visto H1B por uma dessas empresas ou necessito de nível superior. Desde já agradeço a atenção

    Responder
    • luciano

      22 de fevereiro de 2015 at 3:08 AM

      Alexandre, em tese é preciso ter nível superior e, pelo que eu entendo, você não aplica e sim, uma empresa demonstra interesse na sua contratação e, a partir desse ponto, ela que desenvolve o projeto para o visto H1B pra você. Enfim, infelizmente não acho que essa modalidade nos EUA seja razoável sem ter algum processo educacional no país.
      Grande abraço.
      Luciano

      Responder
  18. Gustavo

    16 de março de 2015 at 2:14 PM

    Luciano,
    primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site, conteúdo, e sua atenção e cuidado exemplar, você consegue nos ajudar mais do que qualquer outros sites, mesmo considerando os oficiais americanos, e dos escritórios por aqui.

    Meu caso, trabalho com TI, como analista de sistemas, mais precisamente na parte de banco de dados Oracle, este ano completando 10 anos.
    Sou graduado em processamento de dados, meu título é um tecnólogo, porém, a grade acadêmica são 4 anos.
    Atualmente cursando pós graduação em projetos, e também possuo alguns certificados técnicos (Oracle).

    Apenas uma única informação não ficou clara pra mim no H1B.
    Eu entendi que devo ter um Sponsor/Patrocinador, que fará todo o processo do visto.
    Porém, após a emissão do visto, significa que eu irei trabalhar nesta empresa, ou eu poderia trabalhar em outra empresa? Ou seja, o visto H1B após pronto, ele é atrelado a empresa que me patrocinou?

    Pois dependendo da resposta, eu teria uma alternativa.
    Eu não tenho nenhuma oferta formal, Porém, meu pai trabalha, e tem um cargo forte, em uma empresa que sedes nos EUA, e inclusive sendo donas de empresas americanas. Isso de alguma forma conseguiria ajudar no processo?

    Responder
    • luciano

      16 de março de 2015 at 6:23 PM

      Gustavo, se teu pai tem esse contato, sim isso pode ajudar sem dúvida.
      O visto H1B é vinculado ao teu sponsor. Portanto, ele tem validade enquanto você estiver regularmente empregado naquela empresa x que te contratou. Se por alguma razão você perde esse vínculo, tua situação de H1B também fica sensível.
      Grande abraço.
      Luciano

      Responder
  19. Rodrigo

    9 de abril de 2015 at 5:55 PM

    Estive nos EUA por 12 meses fazendo um trainee com visto J1, com o networking que criei durante meu tempo nos EUA consegui que a empresa me patrocinasse H1B e atualmente estou esperando respostas a respeito do meu processo. O que posso compartilhar aqui com vocês é que quem tiver a chance deve sim ir para os EUA e assim como no meu caso, acredito que indo como J1 pode ser o primeiro grande passo, como já postado aqui anteriormente, não adianta enviar CV para empresas estrangeiras que não te conhecem.

    Outra má notícia, as chances de garantir H1B se resumem em uma loteria, sim o governo americano faz loteria para escolher quais casos serão analisados para oferecerem o visto… estou sentindo na pele, conseguir o emprego realmente te deixa feliz e confiante mas saber que tem esta loteria é triste… estou vivendo uma grande aflição.

    Boa sorte a todos que estão tentando e não desistam gente!

    Responder
    • luciano

      10 de abril de 2015 at 12:36 PM

      Rodrigo, espero que você consiga resolver essa questão da melhor forma possível.
      Sucesso.
      Luciano

      Responder
    • Leandro

      9 de novembro de 2015 at 7:17 PM

      Estou quase na mesma situação, na verdade estou vendo com a empresa o processo do J1. Já trabalho na empresa mas como consultor e surgiu a oportunidade de ir para lá com o J1 e depois tentar o H1B.

      Responder
    • Peterson

      16 de junho de 2016 at 4:27 PM

      Oi Rodrigo

      Saiu seu resultado do H1B?

      Responder
  20. Jonathan

    9 de junho de 2015 at 6:34 PM

    Bom Dia Luciano !
    Muito bom seu texto, bem exclarecedor!
    Luciano a minha duvida é a seguinte. No meu caso tenho curso superior de 3 ANOS, em gestao de tecnologia da informaçao. Tendo 3 anos em curao superior posso temtar H1B? ou somente com 4 anos de formaçao? Ficarei muuito feliz e grato se vc me responder! Abração

    Responder
    • luciano

      10 de junho de 2015 at 5:32 PM

      Jonathan, é preciso verificar alguns pontos adicionais além do tempo de curso e do grau obtido, como por exemplo, tempo de experiência na atividade.
      Grande abraço.
      Luciano

      Responder
  21. julio

    30 de junho de 2015 at 9:51 PM

    ola luciano tudo bom vi as relaçoes de profissoes e a minha nao esta entre elas sou tec em quimica com mais de cinco anos em carteira sera que eu consigo esse visto

    Responder
    • luciano

      1 de julho de 2015 at 1:28 PM

      Julio, acredito que apenas curso técnico não qualifique pra H1B.
      Sucesso.
      Luciano

      Responder
  22. Junior

    4 de julho de 2015 at 6:27 PM

    Caro Luciano após o envio da documentação para o USCIS.
    Em quanto tempo chega a resposta de SIM ou NÃO ?
    Grato desde já e parabéns pelo artigo.

    Responder
    • luciano

      6 de julho de 2015 at 6:10 PM

      Junior, depende do processo e do número de aplicações em análise, de qual service center está processando e assim por diante.
      Abraço.
      Luciano

      Responder
      • Junior

        11 de julho de 2015 at 9:32 PM

        Caro Luciano obrigado pela resposta a minha solicitação.
        O meu caso é que aplicamos o H1B em Abril 2015 via advogado de imigração.
        E até o momento não obtivemos nenhuma resposta nem sequer nº de recibo.
        Estou achando que o suposto advogado nos passou a perna não aplicando a petição.
        Qual seria sua dica para que nós possamos confronta-lo ?
        Uma vês que o meso diz que enviou mais não há nenhuma prova documentada ?

        E agora a ultima resposta dele:

        Foi que ligou para o USCIS e o USCIS disse que não aprovou.
        Obrigatoriamente USCIS gera o recibo de recebimento com 30 dias após receber a petição.
        Caso não exista este recibo USCIS abre chamado com o (service center) no caso vermont foi o nosso.
        Para o service center com 30 dias dar a resposta sobre porque não teve nº de recibo.
        Então como o advogado (peticionário) ligou sem nº de recibo e já teve a resposta ?
        Caso tenha alguma dica ou sugestão de como possamos confronta-lo.
        E quais tipos de provas devemos exigir do mesmo agradeço desde já.

        Responder
        • luciano

          12 de julho de 2015 at 5:17 AM

          Junior, enviei uma resposta pra você por email na medida em que teu caso deve ser tratado de forma mais privativa.
          De toda forma, pelo que você coloca, ACHO que se trata de um golpe meu caro…..espero que você consiga solucionar isso da melhor forma possível.
          Sucesso sempre.
          Luciano

          Responder
  23. Luiz Cruz

    6 de julho de 2015 at 2:06 AM

    Obrigado pelas infos amigo! Mas me diz uma coisa, qual é o custo aproximado para o empregador americano que deseja ter este profissional estrangeiro? Quanto ele gasta no processo todo de requisicao do H1B? Este custo so eh efetivo se o visto for liberado? Obrigado em um abraço

    Responder
    • luciano

      6 de julho de 2015 at 6:08 PM

      Luiz, não saberia te dar detalhes do processo porque isso depende da empresa, da área e assim por diante.
      O problema para as empresas, na minha visão geral, não são os valores em si. Talvez o que mais seja complicado é o tempo que leva pro pedido ter uma resposta e a empresa não ter nenhuma garantia que ele vai ser aprovado pela imigração.
      Grande abraço e sucesso.
      Luciano

      Responder
  24. Victor Ribeiro

    20 de julho de 2015 at 8:29 PM

    Ola, tenho a potuacao necessaria para aplicar o H1B, tenho 9 anos de experiencia na area de TI e um Tecnologo de 2,5 anos, portanto somando meus anos de trabalho me enquadro para o processo (pelo que estudei e participei de Blogs e Vlogs) que seria 3 anos de trabalho para 1 de estudos..
    A minha duvida, é se meu curso Tecnico que fiz antes do meu tecnologo, serve tambem para contar como tempo de experiencia/estudos na area. Curso Tecnico em Informatica Industrial e Tecnologo em Gestao de TI (associate).

    Agradeço a atencao que possam dar.

    Abraços!

    Responder
    • luciano

      25 de julho de 2015 at 5:00 AM

      Victor, infelizmente não saberia te precisar essas informações na medida em que não sei quais são as regras (todas) de qualificação pra H1B, na medida em que isso depende de vários fatores, sendo muitos deles, análises bem subjetivas de demanda de mercado, experiência, bachelor degree e por aí vai.
      Abraço e sucesso.
      Luciano

      Responder
  25. Alisson

    20 de julho de 2015 at 10:59 PM

    Olá Luciano, primeiramente parabéns pela matéria. Segundo, estou procurando oportunidades nos sites americanos mas eles não dizem se ‘tem sponsor ou não. Como faço para perguntar isso para a empresa quando julgar uma vaga adequada ao meu perfil? Qual a melhor forma de se saber isso? QUais os termos a serem utilizados? Espero que tenha entendindo minha pergunta. Abraço

    Responder
    • luciano

      25 de julho de 2015 at 4:56 AM

      Alisson, dificilmente os sites divulgam isso. Talvez o monster tenha alguma coisa, ou o Job Rank…não sei. A maioria das empresas que aplicam pra H1B fazem recrutamento inloco, pelo que eu entendo, e são poucas que abrem essas vagas diretas, salvo em casos bem específicos que são, na maioria das vezes, profissionais na área de TI.
      Grande abraço.
      Luciano

      Responder
  26. Sonia

    3 de agosto de 2015 at 11:45 PM

    Sou professora de ensino basico (Tenho uma licenciatura e uma pos graduacao em ensino especial). Recentemente reencontre uma amiga fe infancia que da aulas numa escola americana e garantiu_me que estao sempre a necessitar de professores de portugues. A ideia agradou_me logo, mas como e obvio a escola nao contrata professores que nao tenham um visto de trabalho… E eu nao faço ideia de como o conseguir obter… Pois neste caso a escola naopode ser o sponser….
    Nao sei como obter o visto de trabalho ou equivalente, de modo a que consiga trabalhar legalmente na minha area de formaçao…
    Se puder esclareça_me. Obrigada.

    Responder
    • luciano

      4 de agosto de 2015 at 3:18 AM

      Sônia, para trabalhar nesse tipo de ambiente, para além do visto de trabalho, acredito que seja preciso a residência permanente, se caso a escola for do governo. Não tenho certeza disso. Infelizmente, sem um sponsor, não há visto. E o trabalho fica atrelado a esse sponsor, sob pena de cancelamento de visto caso haja algum problema.
      Abraço e sucesso.
      Luciano

      Responder
  27. heverton

    12 de agosto de 2015 at 2:12 AM

    Boa noite Luciano, bom no meu caso eu já apliquei no sistema educacional das escolas públicas do estado da florida e principalmente da cidade onde eu morei e fui aceito. Onde o diretor da escola conferiu só que agora falta a aplicação para o meu visto. E isto que preciso saber já que a escola quer me contratar ela tem que entrar no site da imigração e fazer minha petição??
    pedindo o visto de H1B e reenviando pra mim aqui no brasil e aplicar no consulado???

    Responder
    • luciano

      17 de agosto de 2015 at 2:56 PM

      Heverton, você teria que ver isso diretamente com a empresa a qual você está conversando no sentido de ver as questões do visto de trabalho e os prazos de aplicação. Abraço e sucesso.
      Luciano

      Responder
  28. Camila

    14 de dezembro de 2015 at 2:25 AM

    Olá, parabéns pela ótima prestação de serviços, precisamos de mais gente assim.
    Segue o caso, Sou uma executiva na área de marketing com 17 anos de experiência. Sou formada em Administração e tenho MBA em Marketing concluídos na FGV-SP. Trabalhei em grandes e renomadas Multinacionais, participei do desenvolvimento de grandes projetos como a Copa do Mundo entre outros projetos de grande porte e Multiculturais (Asia, America Latina e Europa). Há 20 anos atrás fui exchange student, possuo o certificado de conclusão do high school.. Tenho TOEFL/GRE com ótimas pontuações fato é que: Mandei por curiosidade meu resume para algumas vagas pelo USA e recebi para minha surpresa algumas ligações e convites para entrevista mas de agentes. Fiquei com o pé atrás. Tenho hoje o visto B1/B2 sei que não posso trabalhar com este visto. Mas vamos as perguntas: Supondo que ache um sponsor quais as minhas chances em converter esse visto para o H1B? Estou nos USA a passeio, caso consiga uma entrevista e tenha de fato o sponsor ajuda ou atrapalha? supondo que tudo ande bem neste processo em quanto tempo consigo efetivamente iniciar o trabalho? Muito obrigada. Abcs.

    Responder
    • luciano

      14 de dezembro de 2015 at 5:17 PM

      Camila, o processo é longo. E a empresa patrocina o mesmo, ou seja, gasta uma quantia relativamente alta para formalizar tudo junto à USCIS, num processo que pode levar alguns meses, dependendo da quantidade de pedidos na fila desta categoria H1. Portanto, não é simples. Seria se você já tivesse nos EUA com um OPT, por exemplo. Mas começar um processo do zero, salvo em casos de excepcionalidade, é algo longo e com custos elevados. De toda forma, é bem possível sim 🙂
      Um grande abraço e sucesso.
      Luciano

      Responder
  29. Daniel Cruz

    12 de janeiro de 2016 at 11:08 AM

    Luciano, parabéns pela matéria,
    Tenho recebido emails de uma empresa chamada migration expert que diz ajudar neste processo de obtenção do visto H1B. Você acha que vale a pena? Será que funciona? Eles irão encontrar uma empresa que esteja disposta a patrocinar o meu visto?
    Um abraço,
    Daniel

    Responder
    • luciano

      13 de janeiro de 2016 at 10:14 AM

      Daniel, nunca ouvi falar da referida empresa e de toda forma, não há nenhuma garantia de contratação via H1B nesses formatos. Cuidado com isso pra não perder tempo e dinheiro.
      Abraço.
      Luciano

      Responder
  30. Carol

    13 de janeiro de 2016 at 10:34 PM

    Olá Luciano, primeiramente parabéns pelo site. Muito informativo!

    Mas, assim todos falam que é difícil e tals, que demora… é difícil mas não é impossível, ok? Se a pessoa tem inglês fluente, boa formação acadêmica, e é apta para o cargo, a empresa (não sei como) acelera este processo do visto Hb1. Não quero falar de “vizinho do amigo”, mas eu tenho 3 pessoas bem próximas que conseguiram emprego aplicado aqui no Brasil, fizeram entrevista por Skype, a empresa as contratou, e fez toda a tramitação do visto rapidamente. Uma inclusive é minha prima. Esta última foi em 3 meses.

    E falar que o português não é diferencial para eles, discordo pois é sim. Eu mesma só fui contratada na minha empresa (que é americana) por ser nativa em português. Meu trabalho é remoto, portanto não preciso estar nos EUA, mas a sede deles é no Texas, e de 3 em 3 meses tenho de ir aos EUA. Bem, já é um caminho a frente na hora de pedir uma transferência para alguma vaga deles que seja nos EUA. Pois eu quero sim morar nos EUA, e estou vendo todas as formas legais de como poderei fazer isso.

    Outra coisa, conheço um casal (não vou citar nomes pq eles podem ser conhecidos), que conseguiram green card aplicando para o visto EB1!! Ou seja, eu que achava que somente um Caetano Veloso ou um Pedro Bial poderia requerer este tipo de visto, eles foram lá e conseguiram, e são meros mortais se achando os intelectuais aqui no Brasil. E a aplicação é self. Ou seja, não precisa de sponsor ou proposta de trabalho feita por uma empresa americana. Nem advogado nem nada. Se foi fácil?Acredito que não. Mas, eles estão lá agora postando fotos de Los Angeles para me fazer inveja… rs

    Enfim, só queria deixar minha opinião, de que não é impossível. Quem estuda, trabalha e tem esse sonho deve ir atrás. Enviar CV daqui do Brasil adianta sim, e falar a casadinha inglês/português/espanhol é fundamental. Há várias vagas executivas para quem domina essas 3 línguas, para lidar com o mercado Latino Americano, mas a empresa procura um profissional baseado nos EUA. E às vezes não encontra um americano com essas características, e onde eles vão procurar? No Brasil! No Mexico! Qualquer lugar!

    Infelizmente nosso lindo Brasil está muito difícil de se viver. E se você não liga para o país, vá para o Canadá ou Austrália, que tem processos imigratórios muito mais simples, principalmente para profissionais qualificados. EUA é mais complicado mesmo… mas de novo, não é impossível….

    E você não é qualificado? Não tem problema. Tem visto de trabalho para você também. Se não me engano é o HB2.

    OS EUA têm uma infinidade de vistos que dão direito imediatamente ao green card. Para mais informações aconselho pesquisar na pagina USCIS. Eu já passei horas lendo. Vi até que militar iraquiano pode aplicar para visto+green card e eu não! rs

    E Luciano, sempre sou curiosa em saber como as pessoas foram parar ai? Não achei um “quem eu sou” no seu site. Como você conseguiu o seu Green Card?

    Enfim, é isso.

    Desejo boa sorte para todos!

    Responder
    • luciano

      17 de janeiro de 2016 at 2:56 PM

      É isso aí Carol. As possibilidades existem para aqueles que realmente se engajam em tentar achar as melhores formas. Quem quer tudo mastigado, sinceramente, acho melhor nem começar rs. O H1B não é impossível, mas não é simples. Se vale a pena tentar, aí é outro ponto. De toda forma, infelizmente o Brasil passar por um cenário confuso que me parece sem saída no curto e médio prazo. Sucesso pra você também na busca. Um grande abraço.
      Luciano

      Responder
    • Silvia

      11 de setembro de 2017 at 1:22 PM

      Oi Carol, Tudo bem?

      Você comentou que trabalha remoto para uma empresa americana, você precisou de algum tipo de visto? Quando você precisa ir pra sede da empresa no Texas a cada 3 meses você entra com qual visto, de turismo mesmo?

      Obrigada! 😉

      Responder
  31. Fábio

    16 de janeiro de 2016 at 7:55 PM

    Fala Luciano blz? Rapaz tira uma dúvida minha,eu consigo abrir uma micro empresa na Flórida,tipo táxi driver ? Qual seria a parte burocrática dessa situação? Eu tenho uma micro empresa aqui no RJ,seria difícil?? Fala aí…

    Responder
    • luciano

      17 de janeiro de 2016 at 2:49 PM

      Fábio, acredito que consiga sim sem grandes burocracias. Abrir é uma coisa…operacionalizar é outra. Aí terias de ver quais os trâmites, autorizações necessárias e assim por diante.
      Abraço.
      Luciano

      Responder
  32. Denilson Marcos

    31 de janeiro de 2016 at 4:28 PM

    Antes de mais nada, parabéns pelo blog. Não sei se você ainda está atuando no mesmo. Mas mesmo assim vou perguntar.

    Eu tenho recebido inúmeros emails de convite para entrevistas de TI nos EUA através do site DICE.com.

    Mas eu moro no Rio de Janeiro e não tenho o visto. A minha dúvida é: Eu morando no Brasil, não posso aplicar para o visto? somente empresas nos EUA que podem aplicar por mim e me “levar” pra lá?

    Talvez eu vá como turista esse ano de 2016, e fazendo entrevistas lá, fazendo um networking, seria uma estratégia para alguém investir em mim quando eu voltar pro Brasil? Será que empresas nos EUA. gostando de mim, fariam esse tramite de eu sair dos EUA e depois voltar com o visto de trabalho?

    Abraços

    Responder
    • luciano

      1 de fevereiro de 2016 at 11:20 AM

      Denílson, acredito que as empresas é que devam fazer todos os processos junto à imigração no caso do visto de trabalho.
      Realmente, fazer o network é uma peça chave neste processo.
      Um grande abraço.
      Luciano

      Responder
  33. marcos de moraes

    22 de fevereiro de 2016 at 6:35 PM

    Boa tarde, Luciano. Muito boa sua matéria, deixando bem claro que tem muitas dificuldades no caminho. Estou no momento como muitas outras pessoas no Brasil, com aquela perspectiva de sair e tentar melhorar o padrão de vida, nem tanto no ponto financeiro, mas na questão de segurança, educação e qualidade de vida.

    Sou Engenheiro mecânico de formação (formado em 2015), e atuo como engenheiro de projetos industriais, tenho 43 anos, esposa e 2 filhos, de 1 e 13 anos. Pergunto e gostaria de seus comentários: Como consigo saber a respeito de vagas nos setor de industrias, principalmente na Flórida, Tenessee ou Mississipi, ou em outros também? Existe algum canal que veicula oportunidades?

    Lhe parabenizo por essa iniciativa de abrir os olhos da moçada e fico aqui no aguardo de seus comentários. Forte abraço.

    Responder
    • marcos de moraes

      22 de fevereiro de 2016 at 6:37 PM

      errei o ano de formação. O correto é 2005.

      Responder
    • luciano

      23 de fevereiro de 2016 at 11:07 AM

      Marcos, terias de fazer um levantamento das empresas dessa área e nessas localidades. Depois, analisar perfis das mesmas, sites, redes sociais, canais de emprego. Feito isso, e com os contatos, você poderia de repente mandar alguns currículos.
      Grande abraço.
      Luciano

      Responder
  34. Josh

    26 de fevereiro de 2016 at 2:29 AM

    Legal Luciano, muito bom o conteudo mesmo, duro foi ler toda a barra de rolagem, rs…. e como sempre perguntas repitidas
    Tira uma duvida: tenho um MBA aqui pelo Brasil e uma extensão pelo UCI – Irvine California, e estou em processo com uma empresa na Florida, será que efetivamente a extensão do meu MBA na California ajudaria a entrar na taxa dos 20.000 para o H1B?
    Outra dúvida, como faço para traduzir os documentos juramentados?

    forte abç e parabéns pelas postagens

    Responder
    • luciano

      2 de março de 2016 at 11:46 AM

      Acredito que você teria sim as qualificações para um H1B. Apesar de não ser um processo rápido e simples, quem tem boa qualificação e, em especial, formação acadêmica nos EUA, tem ampla vantagem.
      Sucesso.
      Luciano

      Responder
  35. Fabrício Morais

    9 de março de 2016 at 7:56 PM

    Olá Luciano! Parabéns pelo trabalho aqui no blog. Estava pesquisando sobre visto H1B e acabei encontrando esse seu texto, que é muito bom por sinal!

    Li alguns comentários (não todos, devido à escassez de tempo) e achei muito bacana de sua parte tentar responder à todos. Por isso decidi colocar aqui minha dúvida na esperança de uma ajuda sua.

    Sou bacharel em Zootecnia e atualmente moro em Minnesota. Trabalho numa fazenda leiteira com o visto J1 (pela segunda vez. Trabalhei nesta mesma fazenda há seis anos também com o visto J1). Em conversas com meus chefes aqui, vi que há interesse deles em prolongar minha estadia aqui, só que meu visto atual não me permite uma vez que o J1 é válido por no máximo 18 meses e meu prazo expira em dezembro deste ano. Conversamos sobre a possibilidade de um visto de trabalho mas tanto eu quanto eles estão totalmente por fora de todo o processo para obtenção do mesmo. Daí, dentro de minhas pesquisas achei esse texto em seu blog.

    As informações contidas na publicação foram de grande ajuda mas ainda permaneci com algumas dúvidas:
    1 – Eu preciso necessariamente estar no Brasil para que possam solicitar o meu H1B?
    2 – Vi que o processo pro visto de trabalho é longo, então seria recomendável que meu chefe desse entrada no processo do visto H1B antes que meu J1 expire?
    3 – Há, por acaso, alguma outra modalidade de visto em eu me enquadraria para permanecer trabalhando aqui?

    Desde ja, grato pelo seu tempo! Um abraço.
    Fabrício.

    Responder
    • luciano

      14 de março de 2016 at 7:14 PM

      Fabrício, sem dúvida alguma o visto H1B é longo e cheio de etapas. O ideal seria vocês avaliarem o cenário junto a um advogado com referências neste tipo de solicitação para garantir assim um processo dentro do tempo que você ainda tem. Sugiro que comecem essas análises agora, sem esperar teu visto expirar.
      Abraço e boa sorte.
      Luciano

      Responder
  36. Felipe

    15 de março de 2016 at 6:52 PM

    Tenho uma dúvida: Se eu conseguir uma oferta de emprego de H1B, essa oferta de emprego tem quer exatamente na área em que me graduei? Ou pode ser em outra área?

    Responder
    • luciano

      21 de março de 2016 at 4:10 PM

      Felipe, acredito que possa ser em outra área sim.
      Abraço.
      Luciano

      Responder
  37. diego

    5 de abril de 2016 at 4:25 PM

    ainda tenho uma duvida se eu procuro por cada companhia ou se há um formulário que eu preencho e que posteriormente é escolhido por uma empresa ou sorteado?

    Responder
  38. Kellem Cristina Dos Reis Tonholi

    5 de maio de 2016 at 5:43 PM

    Olá! Adorei o Blog! Obrigada por postar! Minha dúvida é a seguinte:
    Em um comentário lá em cima, vc diz: “Seria [mais simples] se você já tivesse nos EUA com um OPT, por exemplo. ” De toda forma, não vai pra loteria? No que seria mais fácil?
    Super obrigada!

    Responder
    • luciano

      8 de maio de 2016 at 3:26 AM

      Eu desconheço loteria de visto de trabalho.
      Abraço.
      Luciano

      Responder
  39. alyson

    20 de maio de 2016 at 7:26 PM

    Boa tarde, muito bacana seu blog, excelentes informacoes, parabens!

    Vamos la, vim para os EUA em dezembro com visto de turista, e essa semana meu companheiro deu entrada com um advogado daqui no processo de mudanca de visto, para trainne, foi contratado por uma empresa americana, e vamos dar entrada neste novo visto, teremos um prazo para o retorno agora, minha duvida e, caso tudo de certo, ele e eu, que terei um sub visto, poderemos voltar ao Brasil tranquilamente?

    Fico no aguardo! Obrigado!

    Responder
    • luciano

      26 de maio de 2016 at 6:50 PM

      Alyson, não. Vocês não terão visto e sim um ajuste de status. Visto apenas nos consulados fora dos EUA.
      Verifique com seu advogado as opções de retorno ao Brasil para não ter problemas na re-entrada nos EUA.
      Sucesso.
      Luciano

      Responder
  40. Cleber

    8 de agosto de 2016 at 2:44 PM

    Olá Luciano ,obrigado pelo post . Tenho uma dúvida que ainda não encontrei resposta .

    Enviei meu currículo para uma empresa com sede no Estados Unidos . Recebi um retorno dizendo que meu perfil havia sido aprovado .
    Em seguida pediram que eu enviasse anexo com o histórico escolar,foto ,RG ou CNH e página inicial do passaporte .

    Depois explicaram sobre o formulário DS 160 e o enviaram anexado e pediram para que eu imprimisse ,preenchesse com caneta, ,depois escaneasse e enviasse novamente anexo e pagasse a taxa USCIS via Money Gram ou Western Union no valor de 193,41 euros para um endereço de pessoa física ,não no site do USCIS diretamente ,e que eles arcariam com as outras taxas .

    Que após eu pagar a taxa e enviar o formulário DS 160 eles entrarão com o pedido de emprego formulário I-129 ,e se o formulário I-128 fosse aprovado eu receberia a I 797 .

    Comecei a me informar agora sobre esse assunto ,gostaria de saber se num caso de emprego a pessoa paga essa taxa enviando para alguém da empresa ou apenas pelo site do USCIS.

    Vi no seu texto que para adquirir o o visto H 1B a exigência mínima é ter uma graduação ,no meu caso ,tenho apenas o ensino médio e a minha profissão é soldador . Estou inseguro quanto a essa situação, estou com receio que seja golpe, não paguei a taxa.

    Fui diretamente no site oficial da empresa e enviei um email perguntando sobre a veracidade das informações que recebi em relação ao emprego ,mas ainda não obtive resposta se é verdadeiro .

    Espero que você possa responder logo . Grato !

    Responder
    • luciano

      12 de agosto de 2016 at 2:03 PM

      Cleber, isso está com cara de golpe….tenha cuidado com essas questões. Não é assim tão simples como aparentemente eles estão colocando.
      Sucesso e cautela sempre.
      Abraço.
      Luciano

      Responder
  41. Rodrigo

    20 de setembro de 2016 at 1:41 AM

    Parabéns pela postagem, super objetiva, me tirou muitas dúvidas, mas uma ficou, para conseguir visto H1B é mais garantido fazer faculdade no Brasil, onde moro, ou nos EUA? Abraço!

    Responder
    • luciano

      20 de setembro de 2016 at 2:46 AM

      Sem dúvida alguma com uma faculdade nos EUA as chances aumentam bastante.
      Sucesso.
      Luciano

      Responder
  42. Thaís Oliveira

    27 de setembro de 2016 at 6:41 PM

    olá Luciano amei as informações, recebi um proposta de trabalho passei por alguns processos seletivos e após ser aprovada a empresa solicita que eu efetue o pagamento para que os documentos cheguem até mim e assim continuemos o processo. gostaria de saber onde posso verificar se esta empresa é seria e se ela tem permissão para isso?

    Responder
    • luciano

      30 de setembro de 2016 at 2:32 PM

      Thais, não sei exatamente onde você poderia verificar a veracidade dessas questões.
      Abraço e sucesso.
      Luciano

      Responder
  43. Nathalia

    20 de outubro de 2016 at 6:29 PM

    Posso ser formada em uma área no caso Marketing e aplicar para TI?

    Meu caso é que eu trabalho com TI a 5 anos mas não tenho a formação em TI. Vocês sabem me dizer se existe problema quanto a isso?

    Responder
    • luciano

      22 de outubro de 2016 at 12:31 AM

      Acredito que TI seja uma área aonde a formação em si nem é o grande ponto. O que importa, ao meu ver, são as certificações que você obtém na área específica.
      Sucesso.
      Luciano

      Responder
  44. Mariana Villela

    10 de janeiro de 2017 at 1:09 PM

    Olá Luciano. Meu marido é formado engenheiro da computação e trabalha há 11 anos com TI em uma multinacional aqui no Brasil. A crise é tanta que vão terceirizar sua área a qualquer momento. Temos vontade de morar nos EUA e ele de trabalhar legalmente por lá. Qual melhor caminho que podemos seguir?

    *Meu marido recebeu uma proposta de emprego por lá, uma empresa de brasileiros cuja área de atuação é logística de “cegonhas”. Ele trabalharia em um escritório. Porém meu marido tem visto de turismo….

    Obrigada

    Responder
  45. Fátima de Luzie

    10 de julho de 2017 at 7:18 PM

    Olá. Luciano.
    Tenho feito esquisas nos últimos últimos dez meses e confirmo que existem muitos imigrantes de diversos países que conseguem desde o visto de trabalho até o GC com funções que eu nunca poderia imaginar pois, vc como eu, pensa dentro da caixa.
    Funções como garçons, confeiteiro a, pizzaiolos, atendentes são patrocinadas pelos simples fato do empregador gostar de você é preferir trabalhar com você.
    Pena que poucos saibam dessa informação.

    Responder
    • luciano

      12 de julho de 2017 at 3:28 AM

      Interessante essa reflexão Fátima. Realmente é mais “simples” pensar dentro da caixa do que das alternativas, eu diria, bem alternativas que você aponta. Um detalhe é importante na sua mensagem: a rigor, pela lei, ou pelo menos por parte dela que eu conheço, pouco inclusive, não é razoável conceder um GC a um imigrante garçom SE este posto de trabalho não requer, a priori, nenhuma qualificação adicional (e não estou aqui depreciando o garçom ou qualquer outra atividade, até porque nos EUA, essas relações são muito diferentes do que ocorre em nosso país). O simples fato do empregador gostar de você e isso te levar a um processo de visto de trabalho ou GC realmente é bem improvável, sobretudo para os pequenos empregadores (não estou falando aqui de gigantes como Disney, que recrutam centenas de chineses, todos os anos, em virtude da demanda gigantesca desse mercado). Se fosse assim, simples…..não é. De toda forma, importante seria pontuar as fontes das pesquisas que você realizou, justamente para que cada vez mais pessoas saibam sobre essa possibilidade e assim, trabalharem seus projetos dentro das alternativas que possam existir.
      Obrigado pela contribuição. 🙂
      Luciano

      Responder
  46. Tatiana

    20 de julho de 2017 at 10:04 PM

    Ola Luciano, me desculpe mas não é qualquer empresa que pode ser sponsor tendo um FEin number. Isso fica a critério da USCIS. Estou no último ano da faculdade de direito nos EUA e faço estágio na área. Sei que está informação não procede. Se quiser me envie um e-mail pois sei o que estou falando.

    Responder
    • luciano

      25 de julho de 2017 at 2:26 AM

      Tatiana, tudo bem?
      Obrigado pelo esclarecimento. Abaixo o que escrevi: aparentemente dá a entender que basta ter FN e pronto. Mas ao reler o texto, entendi que ficou claro que não é bem assim. Basta, ao meu ver, o leitor ler com a devida atenção.

      Qualquer empregador dos EUA pode ser “sponsor” em uma petição H1B, desde que tenha o Fein Number da empresa junto ao IRS e esteja legalmente constituída nos EUA, é claro. Este Fein Number (o que seria o CNPJ da empresa) é necessário para obter a aprovação do pedido de Condições de trabalho (LCA) – explicado mais abaixo nesta matéria, que é um preliminar essencial para a própria petição H1B. No entanto, qualquer empregador que, por ventura, queira patrocinar um trabalhador na categoria H1B deve entender que o processo tem custos, é cercado de diversas etapas que precisam de comprovações das mais variadas espécies e, caso comprovada qualquer ilegalidade no processo, a empresa pode responder, civil e criminal, perante os órgãos competentes. Existem uma série de critérios que as empresas devem seguir para que se qualifiquem neste processo. Não irei pontuar nesta matéria todas essas situações.

      Responder
  47. Rose

    8 de agosto de 2018 at 6:54 PM

    Olá Luciano, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo post, Você conseguiu abordar um tema muito importante com clareza e informações bastante pertinentes. Parabéns!
    Luciano, tenho algumas dúvidas e se ainda tiver como respondê-las ficarei eternamente agradecida, pois até hoje não consegui resposta para a seguinte questão: O visto F2 permite trabalhar remotamente sem que essa atividade venha causar danos futuros para um estudante de F1 ? Desde já agradeço pela atenção

    Responder
    • luciano

      15 de agosto de 2018 at 5:09 PM

      Rose, em nenhum lugar diz que não pode, então, muitas pessoas trabalham sim remotamente, usando internet, Youtube, ou mesmo fazendo trabalhos diferentes, na área de TI. Nunca ouvi dizer que deu problema essa questão.
      Abraço.
      Luciano

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise os Posts publicados

Lista de Publicações

<
2020
  • 2020
  • 2018
  • 2017
  • 2016
  • 2015
  • 2014
  • 2013
  • 2012
▼
>
jan0 Posts
fev0 Posts
mar0 Posts
abr1 Post
Maio1 Post
jun0 Posts
jul0 Posts
ago0 Posts
set0 Posts
out0 Posts
nov0 Posts
dez0 Posts
jan1 Post
fev1 Post
mar1 Post
abr0 Posts
Maio3 Posts
jun5 Posts
jul3 Posts
ago3 Posts
set2 Posts
out1 Post
nov2 Posts
dez0 Posts
jan1 Post
fev1 Post
mar1 Post
abr3 Posts
Maio5 Posts
jun2 Posts
jul1 Post
ago2 Posts
set1 Post
out2 Posts
nov1 Post
dez1 Post
jan3 Posts
fev1 Post
mar1 Post
abr1 Post
Maio2 Posts
jun2 Posts
jul2 Posts
ago1 Post
set0 Posts
out1 Post
nov5 Posts
dez1 Post
jan1 Post
fev1 Post
mar4 Posts
abr5 Posts
Maio3 Posts
jun2 Posts
jul9 Posts
ago2 Posts
set1 Post
out0 Posts
nov1 Post
dez1 Post
jan4 Posts
fev7 Posts
mar2 Posts
abr3 Posts
Maio1 Post
jun1 Post
jul2 Posts
ago2 Posts
set5 Posts
out2 Posts
nov3 Posts
dez3 Posts
jan2 Posts
fev2 Posts
mar1 Post
abr9 Posts
Maio2 Posts
jun4 Posts
jul4 Posts
ago6 Posts
set4 Posts
out4 Posts
nov5 Posts
dez4 Posts
jan0 Posts
fev0 Posts
mar2 Posts
abr10 Posts
Maio1 Post
jun5 Posts
jul2 Posts
ago2 Posts
set1 Post
out2 Posts
nov8 Posts
dez7 Posts

Assuntos

Palavras Chave

Alta do dólar (6) Alugar casa em Orlando (6) Aluguel de temporada em Orlando (6) Bairros em Orlando (3) calor em orlando (4) carros em orlando (6) Carros Importados (6) carros novos em orlando (5) carros usados em orlando (5) carteira de motorista em orlando (3) casa de férias em kissimmee (4) casa de férias na Disney (5) Casa de temporada na Disney (4) casa em Orlando (6) comprar carro em orlando (6) comprar casa em kissimmee (4) comprar casa em orlando (5) compras em Orlando (3) corretor brasileiro em Orlando (6) Corretor de imóveis em Orlando (5) Custo de vida em Orlando (3) custo de vida nos eua (4) Dirigir em Orlando (6) dirigir na florida (4) Disney (3) escolas de ingles em orlando (5) Estudar em Orlando (5) estudar inglês em orlando (3) frio em orlando (3) Imigração nos EUA (4) ingles nos eua (3) Magic Kingdom (3) Mudar para Orlando (5) Mudar para os EUA (4) Orlando Magic (4) Previsão do tempo em Orlando (4) preços de carro em orlando (5) preços de carro nos eua (5) Segurança em Orlando (5) taxas de carro (6) Trabalhar nos EUA (4) valor de carro em orlando (6) visto de investidor nos EUA (4) viver em orlando (4) viver nos eua (4)
© 2021 Viver Em Orlando - Uma perspectiva diferente e ampliada sobre a vida em Orlando.